Netflix publicou na terça-feira, 21 de maio, as listas dos dez filmes e programas de TV mais assistidos em sua plataforma globalmente na semana de 13 a 19 de maio de 2024.
No caso dos filmes de língua não inglesa, títulos muito diferentes conquistaram um lugar no top 10, mas o que ficou em primeiro lugar foi um filme espanhol baseado em um fato real.
Qual é o filme em língua estrangeira mais assistido na Netflix agora?
Trata-se de ‘O Correio’, um filme de drama, suspense e comédia dirigido por Daniel Calparsoro que chegou ao catálogo da Netflix em nível mundial em 10 de maio de 2024.
Com 11,2 milhões de visualizações no total, a trama alcançou a primeira posição no ranking de filmes em idiomas não ingleses mais assistidos na plataforma em todo o mundo. Mas não é a primeira vez.
Em sua semana de estreia, a produção escrita por Patxi Amezcua e Alejo Flah também ficou em primeiro lugar entre os longas-metragens não falados em inglês mais assistidos, com 7,5 milhões de visualizações.
Graças aos números alcançados, o filme estrelado por Arón Piper e María Pedraza tornou-se o segundo mais reproduzido no serviço em todo o mundo, atrás apenas de ‘A mãe da noiva’.
O que disse a crítica de ‘O Correio’?
‘O correio’ não apenas foi um sucesso na plataforma, mas também entre os críticos. Jordi Batlle Caminal, do La Vanguardia, opinou que “seu ritmo frenético e nervoso, à maneira de Scorsese, dá atratividade à narrativa, que nunca é entediante”.
Por outro lado, Karina Adelgaard do Heaven of Horror julgou que "embora algumas coisas sejam repetitivas, é uma visão interessante da situação financeira da Espanha de 1992 a 2010 principalmente. Certamente vale a pena assisti-la".
Enquanto isso, Raquel Hernández da Hobby Consolas concluiu que "tem todos os elementos necessários para manter a audiência presa à cadeira: personagens carismáticos surgidos do nada, uma trilha sonora fantástica, bons valores de produção e um pano de fundo econômico e social".
Qual é a sinopse de ‘O Correio’?
"Ano 2002. Espanha entra no euro. É tempo de oportunidades, para os espertos. Como Ivan, um garoto de Vallecas para quem seu bairro se torna pequeno." Desde o seu posto de manobrista em um luxuoso clube de golfe da capital, logo dará seu primeiro grande passo: tornar-se um correio belga para uma organização internacional dedicada à lavagem de dinheiro", diz a sinopse oficial.
“Iván começará a transportar malas em direção a Bruxelas e Genebra. Mas Iván não pode deixar de olhar para o mais alto. O dinheiro sujo de verdade flui na Costa do Sol. Empresários da construção, políticos corruptos, banqueiros, atletas, a máfia chinesa... Iván quer sua parte do bolo”, continua.
"Esta é a história de um jovem que não tinha nada e ousou ter tudo. Até que tudo explodiu. Uma história de alta voltagem sobre o excesso e os delírios de grandeza, o reflexo de uma época que nunca mais voltará. Um relato em que a vida de Iván, nosso protagonista, se entrelaça com os momentos mais emblemáticos da história recente", conclui.