Meghan Markle está na Colômbia, participando de atividades com a vice-presidente Francia Márquez. Após compartilhar uma conversa com ela e Harry sobre assédio online- e em onde brilhou com seu caríssimo traje de quase 22 milhões de pesos colombianos- ela vestiu um traje da renomada designer Johanna Ortiz e um colar da Cartier.
Markle posou com vários bailarinos desta mostra cultural. De fato, isso aconteceu no teatro Delia Zapata Olivella, com a companhia de Dança-Teatro Pies de Sol. A mostra se chamava ‘O beijo do Beija-Flor’.
No entanto, ela foi criticada por usar um vestido associado ao imaginário tropical que tem sido tão bem-sucedido na moda colombiana, para um clima como o de Bogotá: o Caribbean Chic.
Os colombianos criticaram Meghan por ser muito tropical em Bogotá
A pesquisadora de moda Jeniffer Varela, que possui uma tese a respeito, foi quem falou sobre como, ao ver Ivanka Trump no governo de Duque usando um traje com ares semelhantes (e da mesma estilista), o vestido representa o triunfo dessa narrativa de moda a nível internacional. Principalmente porque Ortiz é a mais bem-sucedida dessa corrente.
“Outra prova de que a visão tropical domina a imagem da Colômbia no exterior: Meghan Markle. Lindo o vestido de Johanna Ortiz, mas bastante ‘caribbean chic’ para Bogotá”, afirmou. E os comentários dos colombianos vão nessa linha, pois Bogotá tem clima frio.
"Vestido precioso, acho que teria funcionado muito bem com um casaco longo caramelo e umas botas de cowboy, perfeito para Bogotá. Esse visual me parece mais adequado para um casamento em Cartagena", "Que não seja pega por uma tempestade de granizo senão essas sandálias serão danificadas", são alguns dos comentários.
Varela observa que esta é uma visão do Caribe que tem triunfado na moda latino-americana e essa é a prova. “Porque já estão chegando a dizer que ‘um não viaja’, esse não é o ponto. O ponto é que este é um tema de pesquisa nos estudos de moda que nos fala muito sobre a relação entre moda + estereótipos + visão do país”, explicou.
Agora, os fãs da duquesa elogiam o fato de ela estar usando roupas da designer em seu próprio país de origem, apesar do debate sobre o quão exóticas e coloniais essas peças podem ser.
Markle já havia vestido Johanna Ortiz em uma premiação no ano passado.