A vida é sem dúvida uma fonte de inspiração para muitas das histórias que vemos replicadas no cinema. Com dramatismos e nuances, existem histórias reais que parecem feitas para um roteiro de Hollywood.
Na sétima arte, existem histórias e personagens reais que inspiram, motivam e emocionam, e com isso em mente, viemos revisar algumas das melhores ‘cinebiografias’ que você pode assistir neste fim de semana.
A jovem e o mar (2024)
Disponível no Disney+, este filme é baseado na extraordinária história real de Trudy Ederle, a primeira mulher a atravessar o Canal da Mancha a nado, interpretada por Daisy Ridley, conhecida por ser Rey na saga Star Wars. "A história de Trudy Ederle, a primeira mulher a atravessar o Canal da Mancha a nado; Esta nadadora, filha de pais imigrantes e nascida em Nova York em 1905, superou os desafios de uma sociedade patriarcal como líder da equipe olímpica de natação", é a sinopse oficial.
Priscilla (2023)
"Quando a adolescente Priscilla Beaulieu conhece Elvis Presley em uma festa, descobre que o homem cuja carreira meteórica o tornou uma estrela do rock é outra pessoa na intimidade, um grande amor, um aliado na solidão, um vulnerável melhor amigo. Um retrato emocionante do amor e da fama que mostra o lado desconhecido do mito durante seu namoro e casamento com Priscilla", adianta a sinopse. Este filme de Sofia Coppola é baseado nas memórias 'Elvis and Me', escritas por Priscilla Beaulieu Presley, publicadas em 1985 e que contam o longo namoro e tumultuoso casamento de Elvis e Priscilla, desde uma base militar na Alemanha até sua mansão dos sonhos em Graceland.
O primeiro homem na Lua (2018)
Protagonizada por Ryan Gosling, este filme conta a história seguinte: “Uma biografia sobre a vida do lendário astronauta americano Neil Armstrong de 1961 a 1969, em sua jornada para se tornar o primeiro ser humano a caminhar na Lua”.