4 de fevereiro é o Dia Mundial do Câncer. A data é importante para lembrar que, segundo estimativa do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), 600 mil pessoas sofreram com a doença em 2019 no Brasil.
Muitas delas, provavelmente, tiverem que se submeter a quimioterapia. Uma das consequências temidas por muito paciente é a queda de cabelo, que acaba afetando a autoestima.
Justamente por isso muitas instituições atuam para produzir perucas para pessoas com câncer. É o caso do projeto Solidariedade em Fios.
As próteses de cabelo são produzidas pelas alunas da Escola de Beleza, Estética e Bem-Estar e entregues a pacientes em tratamento do Instituto do Câncer de São Paulo (ICESP).
Veja como doar seu cabelo para pessoas com câncer
O Fundo Social de São Paulo, órgão do Governo do estado de São Paulo responsável por atender pessoas em situação de vulnerabilidade social, relembra o passo a passo da doação de mechas de cabelo para a confecção de perucas para quem passa pelo processo de quimioterapia.
É importante lembrar também que são aceitos todos os tipos de cabelo, até mesmo os com química. Aprenda o passo a passo para doar:
- Antes de doar, lave e deixe o cabelo totalmente seco;
- Faça um rabo de cavalo com elástico antes de cortar;
- Prenda o cabelo cortado com vários elásticos.
- O comprimento mínimo para doação é de 15 cm;
- Coloque o cabelo num saco plástico totalmente lacrado, do tipo ziplock e faça a doação!
Os interessados em realizar a doação devem entrar em contato com o Fundo Social de São Paulo por meio dos telefones: 2188-5749 / 2588-5783.