A acne, conhecida popularmente como “espinhas”, é um problema que afeta a saúde da pele e autoestima de muitas pessoas. Para isso, dermatologistas indicam diversos tipos de tratamento indicados de acordo com a necessidade do paciente, mas alguns hábitos, cuidados e mudanças na alimentação também podem ajudar.
Confira quais neste texto traduzido e adaptado do portal Dr. Axe:
1. Não aperte as espinhas
Uma espinha infectada irá piorar ainda mais se você apertá-la. A chance de você terminar com uma erupção se espalhando em baixo da pele é grande e as cicatrizes também. É melhor não ficar tocando a área.
2.Rotina de cuidados com a pele
Mantenha uma rotina de cuidados com a pele. Um dermatologista saberá indicar o melhor tratamento, mas sempre de que sua pele esteja bem esfoliada – por produtos não agressivos e abrasivos – e limpa, livre de hidratantes pesados e perfumados.
Lembre-se de que o protetor solar é indispensável e ajudar a reduzir as chances de cicatrizes de acne.
3.Atenção com as toalhas e fronhas
Esses tecidos tocam seu rosto diariamente! Por isso, para reduzir as chances de irritação e sensibilidade, é importante evitar lavar esses itens com detergentes fortes e alvejantes. Você também deve trocar suas toalhas e fronhas com frequência para impedir a presença e disseminação de bactérias que podem piorar a acne.
4.Relaxe
O estresse só piora as coisas, especialmente quando falamos de saúde e beleza. Encontre maneiras de diminuir o estresse que liberar hormônios que só pioram a acne. Quanto mais você relaxar, melhor ficará sua pele.
5.Durma bem
Dormir bem ajuda a melhorar sua saúde geral, incluindo o equilíbrio dos níveis hormonais e a diminuição da inflamação associada à acne.
6.Exercício
A atividade física regular é excelente para o sistema linfático e ajuda a desintoxicar o corpo. Também é excelente para o seu humor e pode ajudar a ter uma atitude mais positiva diante dos problemas causados pela acne.
- Alimentos que devem ser evitados
- Laticínios convencionais como leite, queijo e sorvete (uma opção é consumir estes produtos sem lactose).
- Alimentos processados, como frios, cereais e refeições de micro-ondas.
- Açúcar
- Cafeína
- Chocolate
- Alimentos fritos
- Alimentos que ajudam a cuidar da pele
- Alimentos ricos em probióticos, como as bebidas lácteas fermentadas com Lactobacillus.
- Alimentos ricos em zinco, como grão de bico, sementes de abóbora e castanha de caju, etc.
- Alimentos ricos em vitamina A, como couve, espinafre, batata doce e cenoura.
- Alimentos ricos em fibras, como vegetais, frutas, nozes, sementes e farinha de aveia.
- Alimentos que fortalecem o fígado, como brócolis, couve-flor, folhas verdes e frutas com alto teor de fibras, como peras e maçã.