O câncer de mama é a doença que mais causa mortes a cada ano, segundo estatísticas da Organização Mundial da Saúde (OMS).
O câncer é um processo de crescimento descontrolado e disseminação de células, que pode ocorrer praticamente em qualquer lugar do corpo, segundo a própria OMS.
Um tumor geralmente invade tecido circundante e pode metástase para pontos distantes do corpo.
Aqui estão cinco sintomas do câncer da mama. Então, cuidado e não hesite em ver um médico especialista:
Hemorragias anormais
Este é um sintoma que deve ser sempre considerado um alerta, seja para o câncer de mama ou para qualquer outra doença. Neste caso, algumas pessoas experimentam sangramento nos mamilos. Retração ou afundamento do mamilo é um dos sinais mais claros para mostrar câncer de mama.
Perda súbita de peso
Perder cinco ou mais quilos sem motivo aparente pode ser um sintoma claro do câncer da mãe. O hipermetabolismo é sofrido, ou seja, o aumento do gasto energético. Isso pode ser devido à falta de apetite, sensação de estar cheio, dificuldade para engolir ou até mesmo sintomas de ansiedade.
Dor nos seios
Nos estágios iniciais da doença, é raro perceber dor quando você sente ou aperta o peito. No entanto, quando o câncer evoluiu, há um aumento na sensibilidade e dor apenas tocando-o.
Menopausa prematura
Ser mulher com mais de 55 anos, ter histórico familiar que sofreu a doença, iniciar o ciclo menstrual antes dos 12 anos, vivenciar uma menopausa tardia ou prematura ou obesidade, entre outros, pode ser alguns riscos que aumentam a chance de ter câncer de mama.
Outros sinais de alerta de câncer de mama incluem:
- Um novo nódulo no peito ou axila (debaixo do braço).
- Aumento da espessura ou inchaço de parte da mama.
- Irritação ou afundamento da pele do peito.
- Vermelhidão ou descamação no mamilo ou na área do peito.
- Afundamento do mamilo ou dor nessa área.
- Qualquer alteração no tamanho ou forma do peito.
- Dor em qualquer lugar do peito.