Estilo de Vida

Por que existem tantos testes de vacina covid-19 com alta eficácia?

ANÚNCIO

Com o passar dos dias, a luta contra o covid-19 ficou maior, especialmente quando um ano do primeiro caso registrado já foi cumprido, na província chinesa de Wuhan.

Em alguns países, eles começaram a baixar a guarda, enquanto em outros, medidas rigorosas de prevenção estão sendo retomadas diante de uma onda de recrescimento.

Embora o alerta continue, é mais comum ver as pessoas passarem o dia no exterior. Algumas começaram a viajar, e outras já estão se encontrando com amigos e familiares sob a ideia de que “você tem que aprender a conviver com o vírus”.

Para muitos, a mídia que está repleta de manchetes relatando novas vacinas e possíveis tratamentos para o vírus significa que o fim da pandemia está próximo e que eles terão a possibilidade de cura. Mas não é bem assim — ainda há um longo caminho a percorrer.

 

Leia também

 

As vacinas

Há algumas semanas, vários países europeus, como França e Espanha, reacenderam alertas sobre um recrescimento e medidas de confinamento rigorosas para evitar o contágio em massa foram gradualmente retomadas.

Na semana passada, as empresas farmacêuticas Pfizer e BioNTech anunciaram que haviam concluído um teste clínico de uma vacina e que os dados mostraram que era 95% eficaz na proteção contra o vírus.

Pfizer e BioNTech são os primeiros a completar testes clínicos de fase 3 para uma vacina covid-19, que é o estágio final antes que um medicamento possa ser aprovado nos Estados Unidos.

A Modern, uma empresa de biotecnologia dos EUA, também anunciou na segunda-feira que uma de suas vacinas era mais de 94% eficaz, de acordo com análises preliminares.

Embora tenha sido um avanço, não significa que estamos prestes a superar a crise global de saúde.

“Todo mundo está animado com a luz no fim do túnel desta pandemia. As vacinas são responsáveis por parte disso”, disse o Dr. Graham Snyder, diretor médico de prevenção de infecções e epidemiologia hospitalar do Centro Médico da Universidade de Pittsburgh.

 

Perguntas a serem respondidas

Os resultados são apenas preliminares e, embora o ensaio da Pfizer esteja completo, ambos os resultados foram publicados em comunicados de imprensa, não em periódicos revisados por outros cientistas.

Também não está claro se essas vacinas previnem apenas sintomas de covid-19 ou da própria infecção, e se a doença ainda pode ser transmitida por quem recebe a vacina. E, claro, precisamos provar o quão seguros eles são e se eles estarão disponíveis para todos se aprovados.

O processo de aprovação de qualquer medicamento tem um conjunto rigoroso de etapas, e as vacinas covid-19 não são exceção. No entanto, muito se fala sobre a rapidez com que os resultados foram obtidos em comparação com outras doenças.

Graham Snyder disse que enquanto a maioria das vacinas protege de ser contagiosa; algumas, como a vacina contra a gripe, não. Se uma vacina covid-19 só previne doenças e não transmissão, medidas como o distanciamento social devem permanecer. Vai demorar muito até que as coisas voltem à “normalidade”, mesmo com uma vacina.

A vacina estaria pronta para ser aplicada primeiro em grupos vulneráveis ou de alto risco, incluindo trabalhadores da saúde e idosos. Mas, embora possa ser uma grande mudança nos níveis de contágio e controle de pandemia, “não significaria que tudo desapareceu, mas lhe daria uma chance de começar a sair dessa situação”.

 

Fonte: Nueva Mujer

ANÚNCIO

Conteúdo patrocinado

Últimas Notícias

ANÚNCIO