Normalmente, as mulheres têm cabelos finos nos lábios e no queixo, peito, abdômen ou costas. O crescimento de cabelos escuros e grossos nessas áreas (mais típico do padrão de crescimento capilar masculino) é chamado de hirsutismo.
Leia também
Causas
Segundo o portal MedlinePlus, é comum que a condição seja herdada. Uma causa comum de síndrome do ovário policístico (SPC). Mulheres com essa síndrome e outras condições hormonais que causam crescimento capilar indesejado também podem ter:
- acne;
- problemas com menstruação;
- problemas de perda de peso;
- diabetes.
Ajuda médica
Especialistas relatam que, se esses sintomas começarem de repente, você pode ter um tumor que secreta hormônios masculinos. Então, um médico deve ser consultado se:
- o cabelo cresce rapidamente;
- também tem traços masculinos como acne, engrossamento da voz, aumento da massa muscular, padrão masculino de afinamento capilar, aumento do tamanho do clitoral e diminuição do tamanho dos seios;
- você está preocupada que o remédio que você está tomando pode estar aumentando o crescimento de cabelos indesejados.
Remoção do cabelo
Para remover o cabelo, existem diferentes tipos de tratamentos. São eles:
Medicamentos
Drogas como pílulas anticoncepcionais e antiandrogênicos são uma opção para algumas mulheres, recomendadas por ginécologos.
Eletrólise
A corrente elétrica é usada para destruir permanentemente folículos capilares individuais para que eles não cresçam de volta. Este método é caro e múltiplos tratamentos são necessários. Pode ocorrer inflamação, cicatrizes e vermelhidão da pele.
Energia laser direcionada para a cor escura (melanina) nos cabelos
Este método é melhor para uma grande área de cabelo muito escuro. Não funciona com cabelos loiros ou ruivos, quanto mais preto e mais forte for, melhor.
Na maioria das vezes, o hirsutismo não causa problemas de saúde. Mas muitas mulheres acham isso irritante.
Fonte: Nueva Mujer