A ansiedade é um mecanismo de defesa que todos os humanos têm. É um sistema de alerta para situações consideradas ameaçadoras e pode ser ativado quando a pessoa teme que algo ruim vá acontecer.
Aqueles com ansiedade desenvolvem sentimentos de medo e preocupação, bem como outros sintomas físicos, como a tensão muscular.
Sintomas da ansiedade
- A ansiedade pode envolver medo, batimentos cardíacos acelerados, tonturas, dor no peito, falta de ar e pensamentos irracionais.
- A ansiedade pode desencadear um ataque. O medo do ataque de pânico pode afetar o comportamento e a capacidade de funcionamento de uma pessoa na vida cotidiana.
- Os sintomas mais perigosos ao sofrer ansiedade são: alterações na frequência cardíaca, tensão na cabeça ou pescoço, náusea ou diarreia, opressão na garganta e falta de ar, sensação de desmaio.
- A ansiedade persistente pode causar outros problemas, como depressão e transtorno de pânico grave.
- A ansiedade pode desencadear o uso de substâncias nocivas para controlar o medo e o estresse, como drogas. Esse é um dos sintomas mais perigosos.
Causas da ansiedade
- Pressão do trabalho ou pressão financeira.
- Problemas familiares ou sentimentais sérios, como divórcio, separação ou luto.
- Problemas que lidam com questões administrativas ou tecnológicas.
Quando ver um médico
- Você sente que está se preocupando demais e que isso interfere no seu trabalho, relacionamentos e outros aspectos da sua vida.
- Se você se sentir deprimido, ter problemas com uso drogas, ou ter outros problemas de saúde mental junto com a ansiedade
- Você tem pensamentos ou comportamentos suicidas. Se assim for, procure tratamento de emergência imediatamente.
Leia também
Alimentos que ajudam a controlar a ansiedade
Sementes de abóbora
Elas contêm quase 20% do valor diário recomendado de magnésio e ajudam a regular a pressão arterial, bem como reduzem os sintomas de estresse e ansiedade. Também contêm zinco, que é um grande mineral para regular o humor.
Peixes e óleos
Salmão, sardinha, abacate e azeite são todos alimentos ricos em ácidos graxos ômega 3. Essa substância atua positivamente no corpo e ajuda a melhorar a saúde. Eles ajudam com as funções cognitivas do cérebro e podem ajudar a diminuir os transtornos de humor, como ansiedade e depressão.
Nozes
Há uma grande variedade: amêndoas, nozes, castanha-de-caju e muito mais. Este alimento tem gorduras saudáveis, que são excelentes para o corpo.
Estudos científicos determinaram que as nozes ajudam a diminuir pensamentos depressivos e o crescimento cerebral, bem como a retenção de memória. Eles contêm magnésio, que pode ajudar a ativar a serotonina, conhecida como hormônio da felicidade.
Grãos
Os legumes, especialmente os verdes, têm muitos minerais, vitaminas, fibras e proteínas. Grão-de-bico, lentilha, feijão e outras variedades contêm antioxidantes, vitamina B6 e magnésio, que dão ao corpo mais energia e vitalidade.
Açafrão
Ajuda a reduzir os níveis de ansiedade por sua capacidade de reduzir a inflamação no cérebro e os níveis de estresse oxidativo.
Também pode ajudar a desenvolver DHA (o mesmo encontrado em alimentos ricos em ômega 3), que também afeta a diminuição dos sentimentos de ansiedade.
O consumo de açafrão está ligado ao aumento dos níveis de antioxidantes no sangue e ajuda a prevenir danos nas células cerebrais.
Fonte: Nueva Mujer