A gravidez é uma das fases mais bonitas da mulher: ela se prepara para conhecer o bebê, curtir o seu crescimento e fortalecer seu núcleo familiar. Mas, também, é um momento de mudanças físicas e emocionais — e, com elas, sintomas que podem durar apenas um período ou toda a gravidez.
Um grande número de mulheres sofre de azia durante a gravidez. Essa condição geralmente ocorre a partir do segundo trimestre, já que o útero cresce e causa pressão sobre o intestino e estômago.
A futura mãe pode sentir uma dor de estômago, uma sensação de queimação no peito ou garganta. Isso cria desconforto e desconforto que podem transformar o dia em um completo desastre.
Causas da azia
Conhecer as causas da acidez permitirá que você tome medidas corretivas para diminuir o desconforto e continuar a desfrutar desta maravilhosa fase de sua vida.
A azia no estômago deve-se principalmente a duas causas particulares:
- No nível fisiológico: à medida que o útero cresce, coloca pressão no estômago favorecendo a saída de ácidos que atingem o esôfago.
- No nível hormonal: a progesterona é muito alta, e isso promove o relaxamento do sistema digestivo, o que permite que os ácidos subam e causem aquela sensação de desconforto no estômago até a garganta.
Como evitar a azia na gravidez
- Faça várias refeições por dia (um bom número são três principais e dois lanches) para que você não passe muito tempo sem comer.
- Cuide do que você come, por isso é aconselhável evitar alimentos gordurosos, picantes e farinhas refinadas. Alguns alimentos como tomate, café, chá, chocolate ou refrigerantes aumentam a acidez.
- Beba muitos fluidos, mas de preferência não com refeições.
- Você não deve ir para a cama imediatamente após comer, é recomendável esperar pelo menos duas horas.
- Na hora de dormir, tente fazê-lo do lado esquerdo, pois melhora o esvaziamento gástrico.
- Evite estar acima do peso. Ao controlar o peso, o ganho de peso será saudável. Por isso recomenda-se comer uma dieta equilibrada e permanecer ativa.
- Evite o uso de antiácidos.
- Água fria com limão pode ajudar a acalmar sua azia.
- Gel de babosa também pode ajudar.
- Alimentos como maçã, cenoura e azeitona podem ajudar a acalmar os efeitos da acidez
- Coma tranquilamente e sem pressa, tomando o tempo e em um lugar tranquilo.
- Ouça suas emoções porque elas podem causar azia. Detecte se algo te aflige, te dá medo, raiva ou tristeza.
- Use roupas leves que não pressionem seu estômago.
Lembre-se de que este é apenas mais um sintoma de uma das fases mais importantes da sua vida. Respire e deixe tudo fluir.
Antes de tomar qualquer decisão sobre o uso de medicamentos ou remédios caseiros, você deve consultar o seu médico, que pode lhe dar a recomendação mais adequada que não afeta a saúde do seu bebê.
Fonte: Nueva Mujer