Toda mulher independente e responsável com suas finanças pessoais sabe que uma parte de sua renda deve ser destinada à poupança. Mas a verdadeira questão é: como?
ANÚNCIO
Porque implementá-lo não é fácil, especialmente quando há tantas despesas e a possibilidade de gostar é tentadora. No entanto, não é impossível e existem várias opções que você pode ajustar ao seu estilo de vida.
Leia também
Métodos de poupança para finanças pessoais
Kakebo japonês
Se há uma coisa pela qual os japoneses são conhecidos, é ter uma cultura de trabalho e responsabilidade invejável. Em termos econômicos, eles executam um livro que lhes permite ter mais controle sobre seu dinheiro.
Ou seja, em uma agenda ou caderno, eles escrevem a renda e as despesas (serviços, alimentação, transporte etc.) para saber, no início de cada mês, quanto estará disponível para o resto dos gastos.
Isso deve ser atualizado diariamente nas diferentes seções que correspondem. Com essa prática, é possível ver as despesas supérfluas e como elas podem ser cortadas para economizar.
ANÚNCIO
Método de Harv Eker
O autor Harv Eker recomendou a distribuição das finanças pessoais da seguinte forma:
- 55% para necessidades básicas;
- 10% para poupança;
- 10% para continuar treinando; e
- 10% para investimentos de longo prazo.
No mesmo sentido, também adiciona 10% para investir em gostos ou entretenimento e 5% para alguma doação que você queira fazer.
Dessa forma, cobre todas as despesas que qualquer homem ou mulher independente quer fazer e coloca-os em um plano de despesas que não alteraria a ordem mensal sem ter que abrir mão de nada.
A regra de 52 semanas
Bastante popular, esse método de poupança progressiva se assemelha às práticas que as crianças fazem de armazenar em uma lata alguma mudança de dinheiro.
No entanto, no seu caso, você precisará depositar certos valores em uma conta poupança em relação ao número de semanas em que você está.
Ou seja, na semana #1, 1 dólar é economizado; na semana #20, 20 dólares; e assim por diante — até o final do ano com suas 52 semanas, tentando reduzir despesas desnecessárias. O que importa nesta opção é ser consistente.
A regra de 50, 30 e 20
Por outro lado, entre os mais inovadores está o método de poupança que se propõe a dividir suas finanças pessoais em três grandes grupos e cumpri-la.
Consiste em destinar 50% de sua renda para as despesas básicas que você precisa necessariamente a cada mês; 30% é consumido em recreação e entretenimento; e, finalmente, os 20% finais são para armazená-los.
Fonte: Nueva Mujer