As manchas de pele são uma das preocupações mais comuns entre as mulheres, já que é uma resposta a fatores como acne, exposição solar e alterações hormonais.
Além dos danos na pele, as manchas são uma preocupação estética. Quem as tem sabe que removê-las não é fácil e que leva muito tempo para ver mudanças reais.
Por isso, focamos nos mitos e nas verdades quando se trata de preveni-las e tratá-las.
Leia também
O que fazer se você tem manchas na pele
Não machucar sua pele
Muitas pessoas pensam que a pigmentação em áreas como pescoço, cotovelos e joelhos é devido à falta de higiene. Não é o caso. Ao tomar banho, é melhor não esfoliar o corpo com força, pois isso pode causar lesões cutâneas e até estimular a produção de melanina, o que faria com que a região escureça ainda mais.
Apostar na vitamina C
A vitamina C pode ser usada como um tratamento antioxidante que ajuda a bloquear radicais livres para evitar que a pele seja maltratada. Ela também inibe o processo de produção de melanina na pele, o que ajuda a evitar que manchas apareçam.
Previnir-se
A melhor maneira de prevenir manchas de pele é usar protetor solar todos os dias. Mesmo em dias nublados. Ou seja, o protetor deve ser usado o tempo todo e aplicado a cada três horas. Caso você tenha que se expor ao sol quando ele está no seu ponto mais alto, é melhor usar um chapéu para proteger sua pele.
Não se depilar com cera
A depilação de cera pode causar descoloração ao longo do tempo na área da axila e da virilha. Caso você queira remover os pelos dessas partes do corpo, você pode escolher outras opções, como depilação a laser.
Acreditar no poder da soja
O extrato de soja provou ser um dos ingredientes naturais capazes de clarear a pele, razão pela qual você pode encontrá-lo em muitos produtos para tratar manchas. O extrato de soja funciona impedindo que a melanina entre na camada mais superficial da pele.
Fazer uma esfoliação química
No caso da pele manchada, o melhor tipo de esfoliação é aquela realizada por meio de produtos químicos, pois ajudam a remover a pele morta e proporcionar uma aparência de pele mais brilhante, além de ajudar a estimular a produção de colágeno e reduzir o aparecimento de manchas na pele. Se você quer encontrar o produto ideal para o seu tipo de pele, é melhor consultar um dermatologista.