Sentir dor durante o sexo não é algo normal. Por isso, é muito importante procurar um profissional de saúde. Um dos motivos pelos quais isso pode ser acontecendo, por exemplo, é vaginismo.
A mestre em enfermagem, Lori Smith, explica em seu artigo para a Medical News Today, que o vaginismo “é uma condição que envolve um espasmo muscular nos músculos do assoalho pélvico. Pode ser doloroso, difícil ou impossível ter relações sexuais, fazer um exame ginecológico e inserir um tampão”.
+ SOBRE SEXO
- Estas são as principais dicas para quem vai fazer sexo anal pela primeira vez
- Estas são as dicas para você ter uma vida sexual melhor, segundo artigo de Harvard
- O brinquedo sexual que está cada vez famoso e promete levar ao orgasmo mais rápido que o vibrador
- As posições sexuais para experimentar se quiser ter um orgasmo mais rápido
- Além do ponto G: este é a outra região do seu corpo que pode te dar muito prazer!
Ela ainda explica que o vaginismo pode resultar de fatores emocionais, fatores médicos ou ambos. “O tratamento, que envolve exercícios físicos e emocionais, geralmente é eficaz”.
Por isso, caso esteja sentindo dor durante o sexo, o mais recomendado é procurar ajuda médica. “Para diagnosticar o vaginismo, o médico fará um histórico médico e fará um exame pélvico. O tratamento pode envolver diferentes especialistas, dependendo da causa. Qualquer possível causa subjacente, como uma infecção, pode precisar ser descartada ou tratada primeiro, antes de se concentrar no vaginismo”, explica a mestre.
LEIA TAMBÉM