Se nos últimos meses você tem notado um aumento de acne na pele, pode ser devido à maneira como você tem lavado o rosto. Afinal, o suor e o uso de máscara e maquiagem podem fazer com que a derme sofra alterações se não for mantida limpa da maneira certa.
Confira, a seguir, o que você deve evitar ao lavar o rosto para cuidar da saúde da sua pele:
Leia também
Usar o limpador errado
Usar o produto certo para o seu tipo de pele, seja ela seca, oleosa, sensível ou normal, pode fazer a diferença entre um rosto bonito e um com a pele irritada.
O limpador facial ideal deve remover vestígios de maquiagem, mas não deve remover a oleosidade natural da pele, pois pode causar ressecamento e até erupções.
Aplicar a técnica errada
Não basta molhar o rosto e passar sabonete. A forma como os produtos são aplicados também influencia a forma como reagem.
Se você usar um gel ou espuma para lavar o rosto, deve molhar a pele primeiro e usar as pontas dos dedos para massagear suavemente — sem esfregar. Por último, enxágue o rosto.
Usar água quente
Embora seja muito tentador usar água quente, especialmente nos dias de inverno, ela pode ser prejudicial à pele. A água quente faz com que a pele seque — o que, por sua vez, faz com que as glândulas da pele produzam mais óleos para compensar.
Usar uma toalha para secar
A maioria das toalhas é muito dura para o rosto, especialmente se você as esfregar na pele. É também uma forma pela qual as bactérias podem entrar na pele e causar acne.
Não hidratar após a lavagem
Se depois de lavar sua pele parecer muito tensa, pode ser necessário um hidratante. Ao aplicar o hidratante logo após lavar o rosto, você obtém os benefícios do produto e faz com que ele dure mais.