A ansiedade é um dos principais motivos pelos quais as pessoas recorrerem ao cigarro para se tranquilizar. Porém, um estudo da University College London, na Inglaterra, demonstrou que fumar aumenta o risco de ansiedade e depressão em 70%.
Os cientistas observaram 6,5 mil pessoas, fumantes e não fumantes, com mais de 40 anos. “A sensação de redução do estresse ou relaxamento é temporária e logo é substituída por sintomas de abstinência”, disse o co-autor do estudo Mike Knapton.
Leia também
Como abandonar o cigarro
Mantenha-se ativa
Para não pensar em fumar e se sentir ansiosa, o melhor é começar novos hobbies e circular em ambientes livres, como teatros, museus e até mesmo shoppings. Em espaços sociais, é muito mais fácil manter-se ocupada.
Esteja sempre hidratada
Pessoas que fumam com ansiedade devem comer cinco vezes ao dia em pequenas quantidades, além de se hidratar constantemente, para manter constantes os níveis de açúcar no sangue e ter energia suficiente para suportar a tensão gerada ao parar.
Durante vários meses, é preferível não consumir café, álcool ou qualquer outra bebida que a pessoa associe ao hábito de fumar.
Mastigue certos alimentos
Como um substituto para o fumo, experimente mastigar pequenos pedaços de maçã, cenoura ou chiclete sem açúcar. Ao manter a boca ocupada, você pode neutralizar o desejo psicológico de fumar constantemente.
Programe o dia a dia
É melhor planejar uma rotina diferente ao acordar para desviar a atenção do tabagismo.
Comece cada dia com uma atividade planejada que ocupará por uma hora ou mais. Isso manterá sua mente e seu corpo ocupados, para que você não pense em fumar.
Aprenda a se acalmar
Você pode fazer exercícios curtos e de média intensidade, como relaxar alternadamente os músculos, fazer flexões e agachamentos, subir escadas ou tocar os dedos dos pés.
Os especialistas também sugerem esportes como ioga e meditação para pessoas ansiosas e fumantes.