Você provavelmente já viu perfumes de feromônios anunciados em muitos meios de comunicação.
Eles prometem torná-lo mais atraente , aumentar sua libido ou agir como uma pessoa sedutora , mas é realmente tão eficaz quanto é pintado? Vamos descobrir um pouco mais sobre isso.
O bioquímico Shawn Talbott afirma que “os feromônios têm efeitos sobre nós mesmos e sobre outras pessoas próximas. Então, sim, eles funcionam dessa forma. Mas eles não ‘funcionam’ como a maioria desses anúncios diz», explica o especialista.
O que são feromônios?
De acordo com o portal The Healthy, os feromônios são um tipo de molécula produzida naturalmente no corpo que influencia a forma como nos sentimos e agimos em todos os níveis.
É emitido pela respiração, suor, urina ou outro fluido corporal que muda o comportamento de outro membro da mesma espécie.
«Certas moléculas podem ter efeitos hormonais dentro de nós e dentro de outras pessoas», diz Talbott. “Por exemplo, o hormônio oxitocina demonstrou causar relaxamento e conexão entre as pessoas.
É por isso que é comumente conhecido como substância química do carinho ou hormônio da ligação”.
+ SOBRE SEXO
- 5 perguntas sobre sexualidade que muitos de nós fazemos e temos vergonha de perguntar
- Truques preliminares que os especialistas em sexo recomendam para promover excitação
- Este é o “segredo” para melhorar o sexo, segundo estudo
- Pesquisa revela mito que envolve os homens na hora do sexo
O que há nos produtos de feromônio?
Só porque um produto afirma que contém feromônios que aumentam o amor, não significa que ele contém quaisquer ingredientes ativos. A Food and Drug Administration (FDA) dos EUA não regulamenta os suplementos ou esses produtos, portanto, tudo o que você pode fazer é aceitar a palavra do fabricante.
Mesmo que os feromônios sejam reais, é importante ver de onde vêm, diz Kerry Hughes, etnobotânico, herbalista e autor.
«Você tem que ver se eles são realmente feromônios humanos, já que alguns são feitos de feromônios de cães ou porcos», o que não seria eficaz para nós.
Além disso, há muitos obstáculos para produzir ou sintetizar hormônios humanos para uso em perfumes, e é por isso que a maioria dos produtos comerciais de feromônios usam compostos vegetais para reproduzir o efeito, mas não da maneira esperada.
“Sabemos que compostos vegetais, como lavanda e camomila, podem ser usados para reduzir o estresse e melhorar o relaxamento”, diz Talbott. “Portanto, se o estresse está interferindo no humor e suprimindo a libido, podemos usar ‘feromônios vegetais’.
Os perfumes de feromônios podem atrair um parceiro?
«Isso é um mito», diz Talbott. Em primeiro lugar, é improvável que muitos desses perfumes românticos usem feromônios eficazes, mas mesmo que usem, o efeito seria muito sutil. Eles não anulariam a vontade ou inclinações de outra pessoa.
“Feromônios não são uma substância mágica que faz as pessoas se sentirem atraídas por você, mas indicam um tipo de compatibilidade”, diz Hughes. Portanto, se alguém já está interessado em você, isso pode ajudar a aprofundar a atração.
Eles podem fazer você parecer mais atraente?
Apesar de não entregar o que foi prometido nos anúncios, os perfumes de feromônio podem ser úteis para levá-lo a um estado mais relaxado e feliz, onde você se sente mais aberto a aventuras românticas, diz Talbott.
«Dependendo de sua formulação, os perfumes de feromônio podem ajudar a reduzir o estresse, promover relaxamento ou melhorar o sono», diz ele. Ao fazer essas coisas, você restaura um baixo desejo sexual induzido pelo estresse de volta aos níveis normais. As pessoas podem perceber este efeito relaxante como um ‘aumento’ na libido ou sentimentos românticos ‘intensificados’ ”.
O efeito placebo também pode fazer com que você se sinta ou aja de maneira mais sexy ou extrovertida simplesmente porque se acha mais atraente. Mesmo que o perfume em si não esteja causando a mudança, a mente é uma ferramenta poderosa e os efeitos ainda são muito reais.
LEIA TAMBÉM