Durante este período, ocorrem inúmeras alterações hormonais que, juntamente com problemas de sono e alterações de humor, podem ter um grande impacto nos hábitos alimentares.
“O mais importante a lembrar é que o corpo passa por mudanças significativas durante a menopausa”, disse a nutricionista Tamara Willner ao portal de notícias Daily Mail (em inglês). “Por isso, é importante sermos gentis conosco e nos concentrarmos no autocuidado.”
A especialista recomenda evitar dietas rigorosas e, em vez disso, manter o equilíbrio mental. Segundo ela, é possível comer sobremesas saudáveis e se sentir satisfeita sem ganhar peso.
⋅ ⋅ ⋅
Leia também
- Observe suas menstruações antes da menopausa: estudo alerta que elas estão relacionadas a doenças cardíacas
- OMS orienta reduzir o consumo de álcool para diminuir a incidência de câncer de mama
- Prisão de ventre: 5 frutas que farão seu intestino funcionar como um reloginho
⋅ ⋅ ⋅
A adoção de uma dieta pobre em carboidratos é uma das dicas importantes para evitar o ganho de peso durante a menopausa. Para isso, é necessário incluir produtos que facilitem a digestão na forma de proteínas — como ovo, tofu e frango — e de gorduras saudáveis — como azeite, abacate e peixes.
De acordo com o portal especializado em saúde e bem-estar Healthline (em inglês), a dieta dessa fase deve incluir frutas, verduras, laticínios e cereais nutritivos.
A suplementação tampouco está descartada. O Instituto da Menopausa (em espanhol) indica que os complexos de melhor desempenho são:
- a vitamina C, que ajuda a produzir estrogênios;
- a vitamina D, que melhora a absorção de cálcio;
- e a vitamina E, que previne o envelhecimento celular e alivia as ondas de calor.
⋅ ⋅ ⋅
⚠️ Atenção: este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.
⋅ ⋅ ⋅
Apoie
Compartilhe os textos da NOVA MULHER através das redes sociais e dos aplicativos de mensagem. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho dos nossos redatores, e o seu apoio ajuda a manter este site gratuito.