O médico John Tang, da Malásia anunciou recentemente a criação do primeiro preservativo unissex, que pode ser usando tanto por homens como por mulheres. Em entrevistas, o ginecologista disse que a ideia surgiu por conta do alto número de gestações indesejadas e de infecções causadas por relações desprotegidas.
A camisinha é feita de poliuretano, material usado em curativos transparentes que é fino e flexível, mas forte e à prova d’água. A ideia é oferecer às mulheres opções que não tivessem os efeitos colaterais e não custem tanto quanto os anticoncepcionais hormonais. Apesar de existirem outros métodos contraceptivos, é importante lembrar que apenas a camisinha protege contra infecções sexualmente transmissíveis, como HIV, sífilis e outras doenças.
No vídeo abaixo é possível entender melhor como o produto funciona:
Com a invenção, o médico espera que o preservativo ajude as pessoas a terem um melhor controle sobre sua saúde sexual, independentemente do seu gênero ou orientação sexual. A caixa em que vem o produto contém duas unidades além de lubrificantes, que podem ser utilizados tanto para a inserção da camisinha quanto para a própria relação sexual.