Comportamento e Relacionamento

Mês da Consciência Negra: 5 frases de mulheres pretas sobre racismo e violência de gênero

A filosofa, escritora e ativista Djamila Ribeiro (Foto: Divulgação)

No mês de novembro é comemorado o Dia da Consciência Negra. Todos os anos o dia 20 é marcado por ações, passeatas e eventos para lembrar a importância da luta antirracista e para celebrar nomes importantes da história, que fizeram de suas vidas e de seus trabalhos, instrumentos para o fim da escravidão, conquistas de direitos e reconhecimento para esta parcela da população.

ANÚNCIO

Para lembrar fases importantes de mulheres pretas, separados 5 citações importantes de artistas, filosofas e ativistas do movimento feminista negro.

Sueli Carneiro - Filosofa, escritora e fundadora do Geledés, Instituto da Mulher Negra:

“Somos seres humanos como os demais, com diversas visões políticas e ideológicas. Eu, por exemplo, entre esquerda e direita, continuo sendo preta.”

Djamila Ribeiro - Filosofa e ativista:

“Aqui no Brasil, como se criou esse mito da “democracia racial”, de que todo mundo se ama e todo mundo é legal, muitas vezes o próprio sujeito negro tem dificuldade para entender que nossa sociedade é racista.”

Lélia Gonzalez - Intelectual, professora e cofundadora do Movimento Negro Unificado

“A única saída que eu encontrei para superar alguns problemas foi ser a primeira aluna da sala. É aquela história, “ela é pretinha mas é inteligente”.

Nátaly Neri - Influencer Digital

“A partir do momento que você, mulher, assumir o seu black, você está construindo sua identidade e a de outras mulheres.”

Elza Soares - Cantora:

“Sou eu quem carrega essa bandeira há anos no Brasil, durante toda a minha trajetória. Não tem ninguém mais que fale de mulher, de negritude. E não falam porque é uma doença, uma doença chamada “medo”.”

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias