O momento que muitos esperam o ano todo é receber o tão querido décimo terceiro, não é mesmo? E sorte que essa data já está se aproximando, pois a primeira parcela costuma cair lá pelo dia 30 de novembro. Mas, mesmo que um dos primeiros impulsos é sair gastando essa grana extra logo que receber, é bom ter algum planejamento para poder aproveitar ainda mais desse momento de glória sem se desesperar depois.
Pensando nisso, entregamos aqui algumas dicas de como tirar todo o proveito e curtir muito o 13º que vem aí!
1. Se você tem dívidas, é melhor quitá-las com esse dinheiro. Afinal, mais vale viver sem dívidas e sem preocupações do que se enforcar mais ainda depois de um tempo! E nesse momento, muitas empresas buscam renegociar as dívidas sabendo que as pessoas estão recebendo mais dinheiro, então pode ser aquela chance de sair do vermelho pagando menos por isso.
2. Antes de pensar em investir ou guardar seu décimo terceiro, é importante quitar as dívidas. Se sobrar algum dinheiro, você pode investir em aplicações de baixo risco ou até em uma poupança, para que esse valor só seja usado em alguma emergência.
3. Janeiro é um mês de pagamento de diversas despesas, não é mesmo? É IPVA, IPTU, matrícula de quem tem filho, material…. É gasto que não acaba! Então, se você não precisa pagar dívidas nem nada, pode usar esse dinheiro do décimo terceiro para o pagamento à vista de algumas coisas, e quem sabe até descolar um desconto mara em cima disso.
4. Fazer a festa é ótimo, ainda mais se temos dinheiro para bancar isso! Então, se você avaliou todo o cenário e acha que deve gastar com as festas de fim de ano e com os presentes da época, aproveite! Afinal, nada melhor do que celebrar sem precisar se preocupar.
5. O Natal e o Fim de Ano são momentos delicados que precisam de atenção. E nada melhor do que celebrar o espírito natalino fazendo uma doação e ajudando quem mais precisa, para que assim o momento de todos seja muito especial, né?
E aí, para onde vai o seu décimo terceiro?