Comportamento e Relacionamento

O que nos leva a ser consumista?

Descubra como aproveitar melhor o seu dinheiro sem cair em tentação

ANÚNCIO

Nessa época de Black Friday, o que mais queremos é gastar e consumir como se não houvesse amanhã, né? Mas, ter esse consumismo desenfreado dentro de nós não só nessa época, mas na vida como um todo, pode trazer malefícios que a gente talvez não consiga contornar, como uma dívida enorme, por exemplo.

Além disso, consumir em excesso também mexe com o nosso psicológico e acaba trazendo aquela sensação de falsa alegria quando compramos, mas quando estamos sem comprar nada logo bate o vazio e a sensação de que nada é suficiente.

Por isso, te mostramos aqui algumas coisas que podem estar ligadas a esse hábito de consumo para servir como um alerta, assim podemos tentar nos livrar daquilo que nos faz mal.

1. Comprar para elevar nossa autoestima

A baixa autoestima pode vir de diversos lugares, seja por questões no trabalho, na vida pessoal, nos relacionamentos, mudanças no nosso corpo e por aí vai. Com isso, já queremos mudar o que está nos deixando com a autoestima baixa e acabamos comprando coisas que podem nos ajudar nessa missão. Aqui, vale tanto o exercício de não cair no consumismo, quanto buscar uma ajuda ou até mesmo uma terapia para elevar a autoestima de uma forma saudável.

2. Comprar por estar com fome

Essa é comprovada cientificamente, viu? Quem nunca tava com fome e já quis abrir o Ifood para se mimar? E às vezes, essa comida pode custar caro! Por isso, vale mais cozinhar algo que você realmente goste e que entregue um sabor especial, do que gastar com deliveries só por gastar e descontar o impulso.

3. Comprar por tristeza ou tédio

Quem nunca pensou: “ah hoje tô triste, mereço um mimo?” ou “ah nada pra fazer, vou gastar”. A gente sabe que você já deu dessas e usou uma desculpa para poder gastar ainda mais, né? Mas, ao invés de sair gastando sem rumo por aí, que tal chamar alguém para conversar, dar risada, fazer uma atividade, do que simplesmente comprar por comprar? Assim, você não só economiza, como melhora seu humor.

E se você quiser se livrar de vez de hábitos consumistas, a Carol Sander do Finanças Femininas trouxe um vídeo mostrando como foi na prática a sua trajetória para você se inspirar e fazer o mesmo.

ANÚNCIO

Conteúdo patrocinado

Últimas Notícias

ANÚNCIO