Você já ouviu falar da cromoterapia? Como nós sabemos, as cores podem trazer algumas sensações e emoções, e pensando nisso a cromoterapia vem para reestabelecer nosso equilíbrio físico e mental, sendo usada de forma terapêutica. É um tratamento alternativo que utiliza as ondas emitidas pelas cores, tendo cada cor uma função específica, estimulando diferentes áreas do nosso corpo.
Antes de descobrir para que serve cada cor, um alerta: a cromoterapia deve ser bem guiada pois elas acabam mexendo com nosso metabolismo, bloqueando ou restaurando algo do nosso sistema, por isso é preciso buscar um profissional de confiança antes de começar. Além disso, a cromoterapia também nos ajuda a aliviar sintomas de doenças como pressão alta e depressão, melhora nosso bem-estar e o nosso sono, diminui o cansaço e ajuda até com dores de cabeça e com nossa circulação.
Como é feita a cromoterapia?
Através de aparelhos que emitem luzes diferentes, que são indicadas por um terapeuta de acordo com a necessidade. A luz pode ser transmitida diretamente na pele, ou em uma sala onde a pessoa fica em contato deitada ou sentada.
Um exemplo de cromoterapia é o banho de luz azul aplicado em bebês recém-nascidos que sofrem com icterícia. Você pode acompanhar mais no vídeo que a influenciadora Fabi Santina conta um pouco sobre o processo:
Pronto para saber o significado de cada cor?
Lilás: ajuda quem está desiquilibrado emocionalmente e faz uma limpeza energética, proporcionando boas vibrações.
Rosa: é a cor do amor e união, e ajuda principalmente a equilibrar relacionamentos, sejam eles pessoais ou profissionais.
Amarelo: como é a cor da energia, principalmente a mental, nos ajuda a acabar com pensamentos ruins e traz inteligência e criatividade para o dia a dia, além de entregar energia também para quem está desanimado.
Azul: assim como o verde, o azul também é uma cor que traz calma, mas principalmente para quem precisa de paciência e serenidade, sendo ótima para melhorar a qualidade de sono de quem sofre com stress ou insônia.
Vermelho: afasta a depressão e o desânimo, sendo um estimulante, já que é conhecida como a cor das paixões e conquistas. Também é muito utilizada em quem tem pele seca e sensível, ativando o metabolismo e a circulação. Cuidado ao ligar uma luz vermelha no quarto durante a noite.
Laranja: por ser regeneradora, ajuda muito na recuperação emocional entregando coragem e força para momentos que precisamos recomeçar algo.
Verde: já contamos aqui as propriedades calmantes do verde, e na cromoterapia não seria diferente. É a cor que traz cura, equilíbrio e bem-estar, melhorando condições físicas negativas e trazendo mais energia para a alma. É ótima para acnes.
Índigo: um azul mais escuro, ele ajuda a equilibrar energias e melhora nossa intuição, fazendo o esquema limpa limpa e purificando ambientes.
Pontos de atenção: evite usar cores quentes como o vermelho ou laranja em pessoas que tem febre ou são muito estressadas, e o mesmo vale para não usar cores frias em quem sofre de gota, pois ambos podem intensificar os problemas.