Sabia que, quando você se casa, você tem alguns direitos no trabalho, como a licença-casamento? Válida principalmente para quem é CLT, a licença-casamento, que também é conhecida como licença-gala, está prevista no artigo 473 e dá aos trabalhadores o direito de se ausentar alguns dias depois de casar.
Isso mesmo, alguns dias para descansar e aproveitar ainda mais desse momento! e sem descontar do salário, viu? São até 3 dias consecutivos por conta do casamento, mas a lei não diz direito como devemos aplicar esse descanso, que geralmente é feito depois da cerimônia.
Para te ajudar aqui, te contamos um pouco o que você deve fazer: a primeira coisa é ver o que sua empresa inclui no acordo/contrato, já que algumas empresas por exemplo, dizem que se o casamento for realizado na sexta-feira, o sábado e o domingo não contam no desconto consecutivo se a pessoa trabalhar somente de segunda a sexta.
Além disso, vale negociar e planejar com seu gestor e RH para não ter surpresas, já que alguns podem não ter bom senso e já descontar o fim de semana mesmo não sendo trabalhado. Caso isso ocorra, vale pensar se vale a pena acionar o sindicato ou um advogado para resolver, pois esse descanso é um direito do trabalhador.
Geralmente, é melhor comunicar 30 dias antes do casamento para dar tempo de alinhar tudo o que precisa e ninguém ter surpresas. Também é preciso negociar qual documento irá comprovar o casamento, que geralmente é o registro civil ou o registro religioso, dependendo da cerimônia.
Assim, aproveite esses dias para descansar antes da lua de mel, e aproveitar ao máximo momentos incríveis como esse!
⋅ ⋅ ⋅
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos através das redes sociais e dos aplicativos de mensagem. O seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.