A inflação não para de crescer e as dificuldades financeiras começam a aparecer a cada dia que passa, não é mesmo? E mesmo com o número de endividados batendo o recorde, as famílias não param de buscar uma alternativa para aumentar sua renda. Por isso, separamos aqui algumas dicas para estruturar melhor suas finanças e não entrar no sufoco em momentos ruins como esse.
1. A reserva de emergência é nossa melhor amiga
Já falamos aqui da importância da reserva de emergência e isso se intensifica ainda mais na crise, já que esse dinheiro pode ser aplicado em investimentos e ser resgatado a curto prazo, como em uma necessidade, e é melhor utilizá-lo antes de recorrer a qualquer alternativa de crédito ou empréstimo.
2. O crédito consignado
O crédito consignado pode ser uma alternativa para ter mais dinheiro, já que é um empréstimo para os trabalhadores CLT e os juros acabam sendo mais baixos do que o crédito convencional, além dos descontos das parcelas diretamente na folha de pagamento. Para isso, é preciso que o empregador e a instituição financeira tenham um convênio, mas vale lembrar que o atraso do pagamento pode gerar multas.
3. Cheque especial
O cheque especial não é a melhor das alternativas, devendo ser usado somente em caso de emergência e quando você sabe que terá dinheiro para cobrir algum aperto, já que a dívida é calculada diariamente.
4. Separe as contas pessoais das profissionais
Você tem uma empresa? Então vale controlar as entradas e saídas de dinheiro, principalmente para quem tem uma conta PJ que isentam algumas tarifas de empréstimos, e não nos fazem descuidar da economia doméstica fazendo o dinheiro durar até o final do mês controlando os gastos, como por exemplo não usar eletrodomésticos de alto gasto em horários de pico.
5. Cooperativas de crédito
As cooperativas muitas das vezes oferecem um crédito com taxas mais justas, sendo um processo mais ágil também por estarmos próximas dos associados, e oferecem assessoria financeira ajudando na sua educação.
⋅ ⋅ ⋅
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos através das redes sociais e dos aplicativos de mensagem. O seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.