A memória é uma das mais afetadas pelo hábito de fumar. Um estudo publicado pelo site especializado Nature (em inglês) indica que existe uma deterioração no seu desempenho, assim como na aprendizagem verbal, e que as mulheres são as mais vulneráveis.
“Análises de efeitos simples revelaram que a memória das mulheres está negativamente relacionada ao fumo”, resumiram os especialistas no relatório.
Para chegar à conclusão, pesquisadores do Arizona Translational Genomics Research Institute analisaram dados de mais de 70 mil pessoas entre os 18 e os 85 anos.
⋅ ⋅ ⋅
Leia também
3 sinais de que você tem um comportamento autodestrutivo e deve trabalhar seu amor-próprio
As 3 doenças mais comuns durante as festas de fim de ano
Vacina contra o envelhecimento: fórmula promete combater as ‘células-zumbi’ do corpo
⋅ ⋅ ⋅
Cuidados básicos
“O fumo ativo tem efeitos neurotóxicos no cérebro e está associado a uma duplicação do risco de demência para adultos mais velhos”, afirma o artigo.
Além de parar de fumar, existem ações que podem ser tomadas para preservar a saúde mental e melhorar a memória e a concentração.
Psiquiatra nutricional de Harvard, Uma Naidoo, disse ao portal de notícias CNBC (em inglês) que, entre os alimentos indicados, estão:
- alimentos fermentados
- chocolate amargo
- cúrcuma
- folhas verdes
- frutos vermelhos ◼
⋅ ⋅ ⋅
Aviso
Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.
⋅ ⋅ ⋅
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos através das redes sociais e dos aplicativos de mensagem. O seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.