Quem tem problema com cálculos e investimentos vai adorar essa dica: o livro Summa Arithmetica, do gênio da matemática Luca Pacioli, conta diversos relatos para você pode descobrir os números importantes relacionados às taxas de juros e juros compostos.
ANÚNCIO
Feito em 1494, ele continua sendo uma referência quando o assunto é finanças, e diz que se dividirmos o número 72 por um segundo número, seja uma taxa de juros fixa por exemplo, chegaremos em uma estimativa de quanto tempo precisamos para que o capital inicial dobre de valor. O mesmo serve para calcular a inflação e saber quanto tempo demoraria para que seu dinheiro comece a valer metade do que vale hoje.
Uma noção temporal é bem importante para saber se vamos gastar todo esse tempo em um investimento ou não, mas é preciso pensar em outros fatores na hora de investir como valor do Imposto de renda sobre o lucro, valor pago para corretora e muito mais.
Dependendo do valor aplicado, sua dívida pode dobrar de valor muito antes do tempo calculado pela regra 72, por conta desses fatores, precisando contextualizá-la no mundo de hoje.
E a escolha não foi à toa, já que o número foi escolhido na época por ser um divisível de uma grande quantidade de números que acabava facilitando os cálculos, mas hoje em dia economistas dizem que ele deve ser substituído por 69 ou 70. Pronta para colocar em prática?
⋅ ⋅ ⋅
Leia mais textos da NOVA MULHER
Com que idade podemos começar a investir?
ANÚNCIO
Quais foram os TikTokers mais bem pagos de 2021?
A dificuldade para guardar dinheiro pode ser respondida pela ciência
Três filmes que te ajudam a entender mais sobre dinheiro
⋅ ⋅ ⋅
Aviso
Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.
⋅ ⋅ ⋅
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.