De acordo com o portal especializado em saúde Clínica Mayo (em espanhol), a alergia alimentar é uma reação do sistema imunológico ao ingerir algo que é rejeitado pelo organismo. Nesse processo, o corpo emite sinais, já que o sistema imunológico identifica um ingrediente como uma ameaça.
· · ·
Você está curtindo este conteúdo? Então é provável que se interesse por este outro texto: “Diabetes: 3 sintomas pouco conhecidos da doença”
· · ·
Os sintomas mais comuns
Ainda segundo a mesma fonte, os sintomas de uma alergia alimentar variam de pessoa para pessoa, já que eles dependem da sensibilidade à comida (eles podem ser mais ou menos intensos).
Os sintomas de uma alergia alimentar são:
- Chiado, congestão nasal e/ou dificuldade para respirar.
- Dor abdominal, diarreia, náusea e/ou vômito.
- Formigamento na boca.
- Inchaço do rosto, dos lábios, da língua, da garganta e/ou de outras partes do corpo.
- Tontura, vertigem e/ou desmaio.
- Urticária, coceira ou eczema.
Normalmente, esses sintomas aparecem entre dois minutos e duas horas após a ingestão do alimento.
Os sinais mais graves
O sintoma mais grave de uma alergia alimentar é a anafilaxia — uma reação séria e até mesmo fatal. Os seus sinais incluem:
- Aumento do pulso.
- Constrição das vias aéreas.
- Queda abrupta da pressão arterial.
- Tontura, vertigem e/ou perda de consciência.
Nesse caso, é necessário buscar um tratamento urgente, pois a anafilaxia pode causar um coma ou, como já dito, levar à morte.
· · ·
Atenção: este texto não tem como objetivo fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de iniciar qualquer tipo de tratamento.
· · ·
Siga e compartilhe
Siga a NOVA MULHER nas redes sociais para ter acesso a conteúdos exclusivos: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe nossos textos. Cada contribuição é muito valiosa para a nossa equipe de redatores e jornalistas, e o seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito.