“No começo, você pode não saber como lidar com as novas situações que, sem dúvida, surgirão no caminho”, escreveu a psiquiatra Abigail Brenner (em inglês) em artigo do portal Psychology Today (também em inglês). “Mas, quanto mais experiência você tiver enfrentando esses eventos da vida, mais saberá o que esperar ao longo da jornada.”
As palavras são reconfortantes e ajudam a lidar com o estresse em relação ao desconhecido. Apesar de ser uma resposta natural ao medo ou a apreensão do que acontecerá, de acordo com o site Healthline (em inglês), a ansiedade é desagradável e pode arruinar momentos importantes.
Por sorte, Abigail listou cinco segredos que ajudam a encarar os grandes desafios. Então anote-os e leve-os com você, seja no primeiro dia de aula ou naquela entrevista de emprego tão esperada.
· · ·
Se você está curtindo este texto, é provável que também se interesse por: “5 sinais de que alguém está escondendo seus verdadeiros sentimentos”
· · ·
5 segredos para evitar a ansiedade das grandes mudanças
A primeira dica da psiquiatra é colocar as coisas em perspectiva. Portanto, respire fundo e veja como o novo evento se encaixará no quadro geral da sua vida. Depois disso, você estará preparado para seguir para a segunda dica: avaliar a situação antes de tomar qualquer atitude. Nesse caso, é importante explorar todas as opções disponíveis.
De qualquer maneira, você não deve se esquecer da terceira dica, que é manter as expectativas realistas. Mesmo que as alternativas mais interessantes pareçam perfeitas, grandes mudanças podem exigir que você faça um ajuste ou outro ao longo do caminho.
O quarto truque é olhar para dentro e analisar como você responde à mudança. O autoconhecimento pode ser uma ótima fonte de conforto quando você encontrar novos desafios. E, por fim, Abigail recomenda usar os “5 Ps” durante a jornada:
- paciência
- persistência
- praticidade
- positividade
- propósito
· · ·
Aviso
Este texto não fornece soluções para problemas médicos e/ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de iniciar qualquer tratamento.
· · ·
Siga e compartilhe
Siga a NOVA MULHER nas redes sociais para ter acesso a conteúdos exclusivos: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook. Aproveite e compartilhe os nossos textos. O seu apoio ajuda a manter este site totalmente gratuito.