Comportamento e Relacionamento

Gordofobia: ‘pela sua saúde’ e outras desculpas que a sociedade usa para mascarar o preconceito

A gordofobia está presente até mesmo nos comentários ‘bem intencionados’

Frases en las que se esconde la gordofobia
Gordofobia: as frases nas quais o preconceito está escondido

De acordo com o portal Nueva Mujer (em espanhol), embora a sociedade não dê a devida importância, é caso de gordofobia “quando alguém ofende, discrimina e promove estigmas em relação às pessoas com excesso de peso”. O preconceito é real e, muitas vezes, está disfarçado em comentários supostamente bem intencionados — mas que ainda assim afetam a autoestima.

ANÚNCIO

“Você deve perder peso para manter a sua saúde”; “você ficaria ainda mais sexy com alguns quilinhos a menos” e “você tem um rosto bonito, por que não emagrece?” são alguns dos exemplos.

· · ·

Se você está curtindo este texto, é provável que também se interesse por:Autoconfiança: especialista revela passo a passo para fortalecê-la

· · ·

A sociedade continua praticando a gordofobia

E não é raro ligar a televisão e ver que as pessoas com excesso de peso desempenham um certo papel: os desajeitados, os preguiçosos, os desleixados ou os que não conseguem parar de comer compulsivamente.

Já a publicidade vende a muitos “a ideia de que magreza é sinônimo de saúde, beleza, sucesso, riqueza e até ser digno de amor”, afirma a mesma fonte. Isso sem falar nos incontáveis tipos de dieta oferecidos diariamente nos meios tradicionais e nas redes sociais.

ANÚNCIO

Como a revista Esquire lembra (em espanhol), “a hipocrisia está mais presente do que nunca quando a saúde é usada como argumento para justificar a gordofobia”. É verdade que a obesidade tem consequências terríveis, “mas ninguém culpa quem promove hábitos pouco saudáveis, como consumir álcool, ou quem coloca todo aquele açúcar e excipientes em produtos ultra processados”. Uma maneira cruel de culpar a vítima.

· · ·

Aviso

Este texto não fornece soluções para problemas médicos e/ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de iniciar qualquer tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Siga a NOVA MULHER nas redes sociais para ter acesso a conteúdos exclusivos: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook. Aproveite e compartilhe os nossos textos. O seu apoio ajuda a manter este site totalmente gratuito.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias