Terminar um longo relacionamento, que por muito tempo você achou que seria “para sempre”, não é fácil. Para quem já estava acostumado a ter a companhia do outro no dia a dia, voltar para a vida de solteira pode ser bem complicado.
No entanto, é importante ter em mente que este é um novo ciclo e que exigirá adaptação. Para ajudar, a psicoterapeuta Megan Bruneau e psicanalista e especialista em relacionamentos Babita Spinelli compartilharam, com o portal MGB relationships, algumas dicas lidar com a fase.
1. Concentre-se em seu autocuidado
Tenha em mente que este pode ser um momento positivo para cuidar de si mesma. É comum que as pessoas acabem deixando o autocuidado quando estão em uma relação. Desta forma, aproveite este momento para se conectar com você mesma.
“Você pode se concentrar em seu próprio autocuidado sem se preocupar em equilibrá-lo com seu parceiro”, explica Spinelli.
2. Aprenda sobre você mesmo
Este também é um momento para aprender mais sobre você, sem a outra pessoa. Por exemplo, quais são seus gostos musicais, suas qualidades, o que você gosta de fazer sozinha etc.
“Pratique a auto-indagação e a autocompaixão”, diz Bruneau. Isso é relevante, pois quando você dedica um tempo para se conhecer poderá ter clareza sobre o que deseja de si e da vida.
3. Faça uma boa conexão com seu grupo de amigos/amigas
Bons amigos podem te ajudar a lidar melhor com esta fase. “A conexão social está claramente correlacionada com a saúde mental e o isolamento/desconexão quase inevitavelmente leva à ansiedade e à depressão”, explica Bruneau.
4. Invista em cursos e atividades
Esta fase da vida requer novos hábitos e oportunidades. Sendo assim, as especialistas ensinam que investir em cursos e atividades é uma ótima ideia.
“Aproveite as noites e fins de semana livres e não precise trabalhar com a agenda de outra pessoa”, sugere Bruneau. “É uma oportunidade de explorar novos hobbies e coisas que trazem alegria”, acrescenta Spinelli.
+ Comportamento
Estes são os principais benefícios de estar solteira, segundo uma especialista
Movimento para mostrar os pelos no corpo cresce com mulheres que não têm medo de críticas
Psicóloga lista 2 passos indispensáveis para se libertar dos traumas de infância
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos através das redes sociais e dos aplicativos de mensagem. O seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.