A vida é repleta de fases e cada uma delas tem um poder incrível de nos proporcionar lições valiosas para o nosso desenvolvimento pessoal.
ANÚNCIO
Contudo, quando temos medo de determinadas fases, acabamos negligenciando estas lições e experiências.
O Brasil é um país que exala liberdade (ao menos, para gringo ver). Mas a verdade é que sua população ama um relacionamento.
Por aqui, 45,8% da população está em uma relação, segundo avaliação da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), divulgada pelo IBGE.
Estar solteira para algumas mulheres, inclusive, pode ser algo apavorante. Mas por que será que existe tanto medo e pavor de estar só? Será que Freud explica?
Medo de estar solteira: o que está por trás disso?
Um estudo, desenvolvido pelos pesquisadores Spielmann, SS, MacDonald, G., Maxwell, JA, Joel, S., Peragine, D., Muise, A., & Impett, EA, e publicado no Journal of Personality and Social Psychology, em 2013, identificou como as pessoas entendem o conceito de estar solteiro.
De acordo com o estudo, elas acreditam que estar solteira “...implica preocupação, ansiedade ou angústia em relação à experiência atual ou futura de estar sem um parceiro romântico”.
ANÚNCIO
Outro fato interessante revelado pelos pesquisadores é que pessoas que têm mais medo de ficar solteira são mais propensas a diminuir seus padrões, tanto em seus relacionamentos atuais quanto ao selecionar novos parceiros.
Além disso, os pesquisadores destacaram “maior dependência em relacionamentos menos satisfatórios”.
“As pessoas que temem ficar sozinhas podem permanecer em relacionamentos insatisfatórios ou podem ser rápidas em entrar em relacionamentos que não são ideais. Em essência, as pessoas podem se concentrar mais em seu status de relacionamento do que no relacionamento em si, o que é muito problemático”, explica a psicóloga e professora Marisa T. Cohen.
+ Comportamento
4 dicas para quem acaba de ficar solteira e tem dificuldade de lidar com a situação
Estes são os principais benefícios de estar solteira, segundo uma especialista
Movimento para mostrar os pelos no corpo cresce com mulheres que não têm medo de críticas
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos através das redes sociais e dos aplicativos de mensagem. O seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.