Saúde e Bem-estar

Os sinais da endometriose para ficar de olho

Saiba como cuidar melhor desse problema que assombra muitas mulheres

Os sinais da endometriose para ficar de olho (Reprodução: Pexels)

Você sabe o que é a endometriose? Essa questão que atinge 1 a cada 10 mulheres pode trazer muita agonia todos os meses, principalmente perto da menstruação, trazendo problemas e sofrimentos desnecessários quando não é tratada precocemente.

ANÚNCIO

Leia também:

Como aproveitar a praia e a piscina durante a menstruação?

Essa é uma condição onde as células semelhantes as do útero são encontradas fora dele. O endométrio, o revestimento do útero, é eliminado cada mês durante o ciclo menstrual, e quando essas células são encontradas fora do útero, não podem ser eliminadas, causando sérios problemas e muita dor.

A causa ainda é desconhecida, mas existem várias teorias, como por exemplo parte do revestimento do útero indo em direção errada durante a menstruação, também chamada de menstruação retrógrada, ou até um problema no sistema imunológico que não consegue combater as células encontradas fora do útero.

Existem diversos sinais para identificar a endometriose, mas o principal deles é a dor e como isso afeta a vida dos indivíduos, associando problemas como concepção e fertilidade. Na questão da dor, ela pode ir de leve à muito grave, principalmente no sexo ou na menstruação. A dor pélvica é a mais comum, mas pode acontecer em outros lugares.

A fertilidade é um problema comum, mas a endometriose não significa que você não pode engravidar, mas pode ser uma pedra no meio do caminho para uma concepção espontânea. Vale consultar um médico se você tiver alguns desses sintomas abaixo para ter um diagnóstico e um tratamento mais certeiro:

ANÚNCIO

Dor menstrual que dura mais de dois a três dias

Dor na metade do ciclo (durante a ovulação)

Dor que afeta suas atividades do dia-a-dia

Dor que não pode ser controlada por analgésicos normais

Se você achar que fazer sexo ou usar tampões é doloroso

Dor que irradia para as costas ou pernas

Se você sangrar muito por mais de três dias

Se você tiver que trocar seu absorvente ou absorvente interno mais do que a cada duas horas ou vazar mesmo usando proteção dupla (inundação)

Se você tiver muito sangue mais escuro no início e no final da menstruação

Se você tiver manchas durante o mês

Se você tem dor ao ir ao banheiro

Diarreia regular

Sangue em sua urina ou fezes

Você se sente doente ou cansado o tempo todo

Você tem dor pélvica intensa entre os períodos

⋅ ⋅ ⋅

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

⋅ ⋅ ⋅

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias