A depressão é uma doença e uma condição complexa. As pessoas que apresentam o quadro, nem sempre vão apresentar sentimentos de tristeza profunda, como imaginamos e algumas podem até conviver com a doença sem se dar conta por causa de sintomas menos conhecidos.
De acordo som o site do psicólogo Jairo Bouer, o transtorno nem sempre se manifesta da mesma forma para todos. Em sua postagem, o especialista aponta outros sintomas que podem ser característicos de uma quadro de depressão.
Leia mais: Transtorno bipolar e fase maníaca psicótica: o que é, sintomas, causas e tratamentos
Confira abaixo:
Compras impulsivas
Segundo o psicólogo, para algumas pessoas com depressão, a compra por impulso pode ser bastante comum. Seja em lojas ou na internet, o ato pode ser usado como uma distração ou reforço da autoestima.
Exagero no consumo de álcool
Quase um terço das pessoas com depressão recorre ao álcool como uma forma de se automedicar contra sensações desagradáveis, segundo o Dr. Jairo. Além disso, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas pode agravar o quadro depressivo.
Esquecimento
Estudos mostram que a depressão ou o estresse prolongados podem aumentar os níveis de cortisol no corpo, o que prejudica a memória e o aprendizado.
Muito tempo na internet
Alguns estudos indicam uma ligação entre altos níveis de sintomas depressivos e uso da internet.
Compulsão alimentar e obesidade
De acordo com Dr. Jairo, perder o controle diante da comida, acompanhado do sentimento de culpa logo depois, também pode estar associado a sintomas de depressão e baixa autoestima.
Comportamentos de risco
Para algumas pessoas que se sentem insignificantes por causa da depressão se envolver em situações de risco pode gerar uma sensação momentânea de poder, segundo o psicólogo.
Dor nas costas
Um estudo revelou que até 42% das pessoas com dor crônica na lombar, experimentaram sintomas depressivos antes do início do problema.
Tabagismo
Assim como muitas pessoas buscam o álcool para “afogar as mágoas”, o cigarro é descrito por muitos como um “companheiro” nas horas difíceis.
Falta de autocuidado
Ficar sem tomar banho e escovar os dentes ou faltar à consultas e exames médicos também podem ser sinais de depressão, alerta o médico.
⋅ ⋅ ⋅
Aviso
Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.
⋅ ⋅ ⋅
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.