Alguns estudos comprovam que nossa alimentação e humor/saúde mental, estão diretamente ligados. Portanto, investir em uma alimentação que inclua alguns tipos de comidas, associados também com hábitos saudáveis e exercícios, podem te proporcionar uma melhora significativa na sua saúde mental.
ANÚNCIO
Frutas, legumes, verduras, castanhas, amêndoas e carnes de peixe ricas em ômega 3 são alguns exemplos de alimentos que podem trazer uma maior sensação de bem-estar para o seu dia-a-dia. Mas existem aqueles que podem proporcionar o efeito contrário e devem ser evitados.
Leia mais: Geração Z é mais propensa à problemas emocionais, aponta estudo
Vem conferir nossa lista de alimentos que fazem bem para a saúde mental e também aqueles que podem fazer mal:
Comidas que fazer bem para a saúde mental
1 – Carne de peixe
Peixes de água fria são ricos em gorduras saudáveis e essenciais, como o ômega 3, por exemplo. Sozinho, o corpo humano não consegue produzir essas substâncias, por isso é preciso buscar alimentos que as tenham. Vale procurar por sardinha, truta, salmão, atum e arenque.
2 – Chocolate 70%
ANÚNCIO
Os chocolates amargos, com mais de 70% de cacau são ótimas opções de alimentos para dar mais felicidade ao corpo. Além de estimular a produção de serotonina, que combate a ansiedade, o chocolate amargo é rico em triptofano. Esse alimento ajuda imensamente a regular e aprimorar a saúde mental. O ideal é comer cerca de até 2 quadradinhos de chocolate 70% por dia.
3 – Banana
Se a proposta é encontrar alimentos baratos e com grande oferta, certamente a banana é um deles. Essa fruta é rica em fibras, vitaminas e potássio. Ela deixa o organismo bem nutrido e mais leve. Procure pela banana prata que não é tão doce e grande quanto a nanica.
4 – Grão de bico
O grão de bico é um alimento rico em triptofano e, por isso, ajuda imensamente na saúde do sistema nervoso central. Esse grão também conta com alto teor de vitaminas B6 e B9, que protegem os neurotransmissores ligados diretamente à sensação de bem-estar.
5 – Derivados do leite
Os derivados do leite (laticínios) possuem grande quantidade de cálcio, potássio, magnésio e triptofano. Os iogurtes naturais também contam com probióticos que atuam diretamente no sistema digestivo. Vale destacar que o intestino é responsável por cerca de 90% a 95% da produção de serotonina. Em outras palavras, ter um intestino com bom funcionamento implica em uma mente saudável.
6 – Oleaginosas
Castanhas, nozes e amêndoas são benéficas para a mente, já que possuem grande quantidade de vitaminas do complexo B. Mais do que isso, são ricas em ácidos graxos (gorduras boas), como ômega 3.
Leia mais: Estes 5 exercícios vão te ajudar a melhorar sua saúde mental
Alimentos que podem prejudicar a saúde mental
Diversos hábitos, vícios e atitudes tem grande potencial de prejudicar o cérebro. Dentre alguns dos fatores mais danosos ao raciocínio e à saúde mental está má alimentação. Ainda que existam nutrientes, como o ômega 3, que melhorem a capacidade do cérebro, também há alimentos que geram efeito oposto.
Portanto, podemos dizer que prejudicam o cérebro os seguintes alimentos:
- Embutidos;
- Industrializados;
- Produtos com alto teor de sódio;
- Gordura trans;
- Gordura saturada em excesso;
- Uso crônico e exagerado de bebida alcóolica;
- Açúcares processados;
- Doces em excesso;
- Estimulantes, como a cafeína, em excesso; dentre vários outros.
- Carne industrializada;
- Molho shoyu;
- Sorvete.
⋅ ⋅ ⋅
Aviso
Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.
⋅ ⋅ ⋅
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.