A pressão arterial nada mais é do que a força que o sangue exerce contra as paredes dos vasos sanguíneos. Sendo assim, ela depende da resistência dos vasos e da força que o coração tem que trabalhar.
“A hipertensão é um fator de risco primário para doenças cardiovasculares, incluindo acidente vascular cerebral, ataque cardíaco, insuficiência cardíaca e aneurisma”, explica (em inglês) o site Medical News Today. Por isso, controlar a pressão arterial é tão importante para preservar um bom estado de saúde.
Quais são os sintomas da hipertensão?
Normalmente, a hipertensão é uma condição silenciosa, o que significa que a maioria das pessoas não apresenta nenhum sintoma. Portanto, podem passar anos — ou mesmo décadas! — para que ela chegue a níveis graves o suficiente para se tornar evidente.
· · ·
Leia também: “Novo estudo revela que esta fruta pode reduzir o risco de sofrer um ataque cardíaco”
· · ·
Os sintomas da pressão alta grave incluem rubor, tontura e hemorragia subconjuntival (manchas de sangue nos olhos). Segundo a Associação Americana do Coração (em inglês), ao contrário da crença popular, a hipertensão não costuma causar dores de cabeça nem sangramentos nasais.
Como identificar a pressão alta?
A melhor maneira de identificar a hipertensão é através de leituras regulares da pressão arterial. Geralmente, os médicos checam a pressão arterial nas consultas; se não for o caso do seu especialista, converse com ele sobre os seus riscos e peça orientações para ajudar a controlar a sua pressão.
Se você tem um histórico familiar com doenças cardíacas, por exemplo, é importante discuti-lo com um médico, já que isso representa um dos fatores de risco para desenvolver a condição. Nesse caso, o especialista pode recomendar medições duas vezes ao ano.
· · ·
Aviso
Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.