Comportamento e Relacionamento

10 coisas que você não deve dizer a uma mãe de primeira viagem

E o que você pode dizer para ajudar e mostrar empatia

Isso é o que você não deve dizer a uma mãe de primeira viagem (Foto: Reprodução)

A maternidade é uma passagem definitiva, e um dos momentos mais significativos na vida de muitas mulheres é se tornar uma nova mãe – seja qual for a jornada. A ansiedade que enche uma nova mamãe é quase tão imensurável quanto a alegria – e todas as outras emoções fervilhantes – que transbordarão de seu coração quando ela pegar seu filho pela primeira vez.

ANÚNCIO

Não há dúvida de que ser mãe vem com seus desafios e dias difíceis. Especialmente quando você deixa de ser responsável por si mesma para agora ter a vida de uma criança e seu futuro em suas mãos. Mas isso não significa que as novas mães queiram ser lembradas das dificuldades associadas à este momento a cada momento de sua jornada.

· · ·

Se você está gostando deste texto, é provável que também se interesse por:Sem saber que estava grávida, ela deu à luz ao sexto filho

· · ·

Pela experiência, são muitas as declarações que cobrem a maternidade sob um véu escuro e sombrio. Embora na maioria das vezes a intenção por trás desse conselho não solicitado seja ajudar e fazer as mães se sentirem menos sozinhas, às vezes faz exatamente o oposto – as sobrecarrega e as faz sentir que estão fazendo o pior trabalho de todos.

De mulheres que são mães há anos a amigas ou estranhas sem filhos que querem oferecer seus conselhos, aqui estão algumas coisas que as novas mamães estão cansadas de ouvir – mas também o que você pode dizer para mostrar empatia e empoderar essa mãe.

ANÚNCIO

“Durma quando o bebê dorme.”

Mais fácil falar do que fazer. Porque quando o bebê está dormindo, a mãe é forçada a escolher entre todas as outras coisas que precisa fazer: um banho, uma refeição de verdade, dobrar a roupa ou lavar a louça, ou talvez apenas sentar consigo mesma e fazer algo que ela não teve tempo para fazer. Quando você diz às mães para apenas dormirem quando o bebê dorme, você desconsidera tudo o que ela pode precisar ou querer fazer.

Enquanto seu conselho “apenas durma quando o bebê dorme” pode não parecer fazer nenhum mal, pode fazer com que as mães sintam que você está dizendo a elas que é culpa delas por elas estarem exaustas e desgastadas. Porque ao invés de dormir, eles escolheram passar o tempo com seu parceiro. Eles fizeram o jantar. Eles tentaram passar um momento no silêncio e quietude que elas tão desesperadamente precisavam para limpar sua mente.

Tente dizer: Se você precisar que alguém venha e cuide do bebê enquanto você tira uma soneca, por favor me avise. Estou aqui para você e sei que tudo pode melhorar quando estiver bem descansada.

“Você está amamentando, certo?”

Quando você pergunta isso, você exclui todas as outras maneiras pelas quais uma mãe pode alimentar seu filho. Embora existam muitos benefícios na amamentação, ninguém diz às mães o quão difícil pode ser. Ou como o suporte à lactação não é tão acessível para todas as mães. Alguns tentam o seu melhor e decidem encurtar a viagem por causa da carga mental ou física. Outras têm complicações que podem não permitir que eles amamentem. E alguns simplesmente não querem. E tudo bem.

Seja qual for o motivo, devemos apoiar as mães, independentemente de como elas decidam alimentar seus filhos, quer concordemos em fazer o mesmo pelos nossos ou não. O que mais importa é que a mãe e o bebê estejam saudáveis.

Experimente dizer: Faça o que for melhor para você. Desde que você e o bebê estejam saudáveis, isso é o que importa.

“Aproveite os últimos dias do seu tempo livre.”

A maternidade não é uma prisão. Sim, muito do nosso tempo será ocupado pelo bebê e cuidando dessa pequena criatura, mas haverá tempo para nós novamente. Dizer isso às mães quase equivale a dizer a elas que elas nunca terão tempo para si mesmas ou para fazer as coisas de que gostam. Mas eles podem e vão.

Tente dizer: Se você quiser uma pausa, não hesite em se apoiar nas pessoas ao seu redor. Você e o bebê estão em boas mãos.

“Apenas espere…”

Até não dormir mais. Até que você e seu marido estejam discutindo todos os dias. Até que seus amigos parem de aparecer ou convidar você para sair. Até que seu bebê comece a dentição. Ou a andar. Ou que não seja mais um bebê. Até que você não consiga nem um minuto para si mesma. Até que você esteja no seu juízo final.

Tente dizer: Apenas espere. Estes serão alguns dos melhores dias da sua vida, mamãe.

“Eu fiz isso para meus filhos e funcionou para mim.”

Claro que você pode ter tido anos no jogo e agora se considera uma especialista nessa coisa da maternidade, mas as novas mães também querem – e precisam – ter suas próprias experiências de aprendizado. E, justamente, porque cada criança é diferente, cada mãe aprende como cuidar exclusivamente de seu próprio filho e instintivamente sabe o que é melhor.

Tente dizer: Você encontrará o que funciona melhor para você. Se você quiser algum conselho, posso lhe dizer o que funcionou para mim, mas, em última análise, você deve confiar em si mesma para tomar a melhor decisão quando se trata de seu filho.

“Você vai mimar seu bebê se segurar muito.”

O tempo é passageiro. Um dia eles não vão querer ser abraçados – ou não poderão ser abraçados. Então, aproveite de segurá-los agora o máximo que puder.

Tente dizer: Segure-os o máximo que puder, mamãe. Você merece. Eles são abençoados por estarem cercados pelo seu amor.

“Quando você vai tentar ter outro bebê?”

Talvez haja uma mãe que teve uma experiência brutal de parto. Talvez haja uma mãe que teve uma batalha emocional de tentar conceber por anos. Talvez este seja seu bebê arco-íris. Talvez essa mamãe não queira mais filhos. Talvez não seja da sua conta. Esta é uma decisão pessoal que as mães não devem ser colocadas no centro das atenções para responder. E é invasivo. Então só não pergunte.

Tente dizer: Você tem uma família perfeita agora. Se você decidir tentar mais no futuro, todos os seus filhos terão a mamãe mais incrível.

“Você nem parece que teve um bebê” ou “Não se preocupe, você perderá o peso do bebê em breve”.

Que tal simplesmente não comentar sobre o corpo de uma mulher durante ou após a gravidez – ou nunca?

Tente dizer: Você está incrível como sempre, mamãe.

“Relaxe, você está se preocupando demais.”

E tudo bem. Você passa de ser apenas responsável por si mesma para agora ser responsável por um pequeno ser. E no mundo de hoje, isso pode ser assustador. Então, em vez de dizer às mães que elas estão sendo super protetoras ou paranoicas, assegure-as de que elas sabem o que é melhor para o bebê.

Experimente dizer: Eu sei que a maternidade é assustadora, mamãe. Confie em seus instintos maternais, mas tente não ficar muito ansiosa. Eu estou aqui para você. E se ficar muito sobrecarregada, tente falar com alguém que possa ajudar.

“Criar um filho é difícil.”

Sim nós sabemos. Mas também é lindo, extraordinário, desafiador e nos torna mais humildes.

Experimente dizer: Você será incrível. Mesmo quando ficar difícil, saiba que você está fazendo o melhor que pode e estou aqui para apoiá-la.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias