Quem nunca ouviu falar sobre o jejum intermitente? A prática de ficar por períodos sem comer ganhou destaque como uma das estratégias para perder peso e melhorar a saúde. Por isso mesmo, um grupo de pesquisadores decidiu se debruçar sobre o tema e comprovar, através de evidências, se ele é realmente eficaz.
ANÚNCIO
De acordo com a Escola de Medicina da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, os autores revisaram onze análises e um total de 130 ensaios clínicos sobre o jejum intermitente. Eles encontraram evidências de “moderada a alta qualidade” de que o jejum intermitente ajuda adultos com sobrepeso e obesos a perder peso.
“Também pareceu melhorar algumas medidas de risco para doenças cardiovasculares, como redução da pressão arterial, colesterol no sangue e açúcar no sangue”, acrescentou a instituição.
· · ·
Se você está gostando deste texto, é provável que também se interesse por: “Adeus, acne: corte estes 5 alimentos da sua dieta e fique livre das espinhas”
· · ·
Embora existam várias dietas de jejum intermitente, duas parecem ser as mais eficazes quando se trata de perda de peso:
ANÚNCIO
- O jejum de dias alternados modificado: as pessoas comem normalmente em alguns dias, mas limitam a ingestão a 600 calorias em três a cinco dias por semana.
- A dieta 5:2: as pessoas comem normalmente cinco dias por semana, mas limitam a ingestão a 600 calorias nos outros dois.
“Adultos com sobrepeso e obesidade que seguiram um desses planos conseguiram perder mais de 5% do peso corporal”, garantiu a universidade.
· · ·
Aviso
Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.