Os vídeos no TikTok se tornam virais de uma hora para a outra e os assuntos são os dos mais variados. Um que se tornou viral recentemente chamou a atenção por alegar que o coletor menstrual “sugou” seu colo do útero. Isso realmente pode acontecer?
ANÚNCIO
Leia também:
Chip da beleza: o que você precisa saber sobre a gestrinona
Lux, co-fundadora da marca de alívio menstrual Somedays e também influenciadora que gerou o vídeo viral, trouxe um recorte de um vídeo que dizia que o coletor menstrual não poderia realmente sugar o colo do útero.
Porém, em um outro clipe ela diz que “Sim, pode e foi” relatando sua experiência com o coleto FemmyCicle que “sugou” seu colo do útero para fora do corpo, e a fez parar no hospital.
Em um outro vídeo, Lux relata que o design do coletor menstrual feito pela FemmyCycle é diferente dos outros copos da época, e acrescenta:”Este tem essencialmente a forma de um baster de peru. Tipo, quando você aperta o final disso [e] suga todo o líquido. Bem. , foi o que aconteceu, mas com meu colo do útero.”
Ela ainda relata que quando puxou e tentou quebrar o selo que aparece, estava um pouco diferente, então colocou seu dedo por dentro e sentiu o pequeno buraco, vendo que o coletor se abriu dentro dela e tinha sugado seu colo do útero, explicando que o copo tinha se enchido com essa parte do copo, e que “o fundo da bola estava do lado de fora da minha vagina para que eu pudesse ver meu colo do útero”.
ANÚNCIO
Lux conseguiu remover o coletor menstrual em casa, mas foi para o hospital verificar se estava tudo bem, e lá disseram que o assoalho pélvico estava totalmente destruído. Ela ainda ressalta que nem todos os coletores menstruais são ruins, mas esse tem um design horrível.
O que dizem os especialistas?
Segundo a ginecologista Nitu Bajekal, embora ela não saiba o design específico do FemmyCicle, um coletor menstrual não pode “sugar” seu colo do útero. “Tecnicamente, o coletor menstrual fica na vagina e não sobre o colo do útero. No entanto, é possível que a usuária o empurre muito alto para que fique perto do colo do útero ou deixe-o por mais tempo do que o recomendado”.
Ela diz que o que pode ter acontecido foi a força não natural usada para retirar o coletor, pois ele pode ter sido deixado muito tempo perto do colo do útero, causando inchaços e hematomas nessa parte do corpo. Caso isso aconteça, você precisa buscar um atendimento médico para remover o coletor, e os inchaços e hematomas se resolvem um ou dois dias úteis depois da remoção feita cuidadosamente.
· · ·
Aviso
Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.