Isso acontece com todos nós em algum momento: você passa por um evento estressante ou enfrenta um problema e fica preso em um turbilhão de pensamentos negativos, ou o que o premiado psicólogo Ethan Kross, Ph.D. chama de “conversas internas”.
ANÚNCIO
Em uma entrevista ao site MBG Health (em inglês), o psicólogo diz que o conselho frequentemente dito para se manter positivo realmente não ajuda. Na maioria dos casos, isso apenas fortalece esses pensamentos sombrios.
Então, como você pode realmente controlar a voz negativa dentro de sua cabeça? Bem, Kross oferece algumas ferramentas úteis para escapar desse ciclo de pensamento destrutivo. Aqui, Kross oferece algumas de suas estratégias:
· · ·
Se você está gostando deste texto, é provável que também se interesse por: “A decoração da sua casa pode estar influenciando na sua saúde mental”
· · ·
1. Conversa interna distante
A primeira coisa a saber sobre o círculo de pensamentos negativos, diz Kross, é que ele faz com que você amplie o problema em questão. “Você fica repetindo e pensa: ‘Oh meu Deus, o que eu vou fazer? O que isso significa?’” ele explica. É por isso que Kross recomenda a implementação de ferramentas de “autodistanciamento” para ajudá-lo a escapar dessa mentalidade de visão de túnel. A primeira ferramenta: conversa interna distante, ou dar-se conselhos na terceira pessoa.
ANÚNCIO
“Tente resolver um problema usando seu próprio nome”, diz ele. “É muito mais fácil para nós dar conselhos a outras pessoas do que a nós mesmos quando estamos nesse ciclo”. Dessa forma, você pode efetivamente resolver um problema sem se repreender no processo.
2. Distanciamento temporal
Outra ferramenta de distanciamento é o que Kross chama de “distanciamento temporal” ou “viagem mental no tempo”. Significado: Pense em como você vai se sentir sobre o problema daqui a uma semana, mês ou ano. Ele ainda terá o mesmo peso em seu cérebro?
“Quando a conversa interna toma conta, muitas vezes parece que tudo está envolvido nessa experiência e você nunca vai se libertar”, diz Kross. Quando, na realidade, essas experiências negativas acabam desaparecendo com o tempo. “O que essa estratégia faz é nos lembrar desse fenômeno no calor do momento. Ela destaca a instabilidade do que você está passando”, explica.
Por exemplo, Kross diz que quando acorda no meio da noite se sentindo preocupado ou sobrecarregado (uma experiência muito comum), ele se pergunta: Ethan, como você vai se sentir sobre isso amanhã de manhã? “É sempre melhor de manhã”, diz ele, e dizendo a si mesmo que o que você está sentindo é temporário, tira o poder desses pensamentos negativos no momento. “Isso lhe dá esperança de que suas circunstâncias vão melhorar, e a esperança pode ser um poderoso antídoto para a tagarelice na sua cabeça”, acrescenta Kross.
3. Rituais
Finalmente, Kross diz que os rituais são uma poderosa ferramenta de combate aos pensamentos negativos. O ritual específico varia de pessoa para pessoa – alguns, como Kross, gostam de organizar e limpar; outros preferem jardinagem ou dar um passeio — mas a chave é se engajar em algo que exija toda a sua atenção.
“[Os rituais] nos dão uma sensação de ordem e controle, que muitas vezes falta quando experimentamos conversas internas negativas”, diz ele. “Um ritual está sob seu controle... dá a você um senso de ação”. Além disso, focar no ritual tira sua atenção do pensamento negativo, o que pode impedir que esses sentimentos dominem sua psique. De fato, pesquisas mostraram que o estresse pode resultar em comportamento ritualizado, como movimentos repetitivos (como limpeza).
“Eu limpo e organizo, eu guardo as coisas... Eu vou e realmente limpo o quarto do meu filho às vezes”, conta Kross. “Isso está me dando esse senso de agência e controle, que me falta quando estou experimentando conversas internas negativas”, completa.
Um conselho
Sua voz interior é uma força poderosa e pode realmente afetar seu humor e bem-estar geral. No entanto, forçar-se a permanecer positivo muitas vezes tem o efeito oposto; em vez disso, tente essas ferramentas sempre que estiver preso em um ciclo de pensamento negativo. De acordo com Kross, eles não apenas ajudam você a ser mais gentil consigo mesmo, mas também resolvem um problema ainda mais rápido.
· · ·
Aviso
Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.