Os cientistas sabem muito bem que a falta do sono tem um efeito negativo no corpo — mas eles ainda estão estudando como esse hábito afeta diferentes órgãos do corpo. Por isso, pesquisadores da China e dos Estados Unidos publicaram recentemente um estudo sobre como a insônia pode afetar a saúde dos olhos e descobriram que os danos podem afetar não só a sua superfície, mas também as suas células-tronco.
ANÚNCIO
Saiba mais sobre o estudo
Os pesquisadores usaram ratos para entender como a privação do sono afeta os olhos. Segundo os autores, “a córnea é a superfície frontal clara do olho”. Eles também escrevem que a córnea tem um “filme lacrimal” que ajuda a manter os olhos confortáveis e oferece proteção contra infecções.
· · ·
Se você está gostando deste texto, é provável que também se interesse por: “Os 3 melhores laxantes naturais para fazer seu intestino funcionar como um reloginho”
· · ·
O médico Neil Neimark explica que as células-tronco têm um poder de cura, já que “todo o reparo de tecidos no corpo é iniciado por elas”. Os pesquisadores observaram que a falta de sono por dois dias alterou significativamente 287 genes, sendo que 88 foram impactados negativamente e eles estavam concentrados nas córneas. Ao chegar à marca de 10 dias, esse número subiu para 150.
· · ·
ANÚNCIO
Aviso
Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.