Ano após ano, os especialistas revisam os padrões alimentares mais saudáveis para a população em geral, e a dieta mediterrânea sai no topo. Agora, uma nova dieta — chamada “dieta do Atlântico sul da Europa” (Dase) — está provando ser tão benéfica para a saúde quanto.
A Dase é a dieta tradicional do norte de Portugal e do noroeste de Espanha, onde as carnes suína e bovina são consumidas com alguma regularidade. Novas pesquisas sugerem que, embora o Dase inclua mais produtos de origem animal do que uma dieta mediterrânea tradicional, ela pode proteger contra doenças cardíacas e até a morte precoce.
· · ·
Se você está gostando deste texto, é provável que também se interesse por: “Dieta do ovo cozido: saiba mais sobre o plano alimentar que está na moda”
· · ·
Resultados do estudo: Benefícios da dieta atlântica do sul da Europa
Em estudo publicado na revista BMC Medicine, pesquisadores da Espanha observaram 3.165 adultos com mais de 60 anos que viviam na Espanha. Todos os participantes registraram suas dietas ao longo de vários anos, e os alimentos foram agrupados em nove categorias:
- bacalhau
- batatas
- carnes e produtos suínos e bovinos
- laticínios
- leguminosas
- pão integral
- peixe
- sopa de vegetais
- vinho
Os pesquisadores descobriram que a dieta do Atlântico sul da Europa estava associada a níveis mais baixos de infarto do miocárdio (bloqueio do fluxo sanguíneo para o coração) e menor mortalidade por todas as causas. Pesquisas anteriores também sugerem que ela pode ajudar a promover uma microbiota intestinal mais saudável.
· · ·
Aviso
Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.