Saúde e Bem-estar

5 maneiras de usar a ansiedade a seu favor

Observe quando a ansiedade está se aproximando e faça com que se transforme em algo bom para você

A ansiedade é sentimento comum para muitas pessoas, mas há maneiras de usá-la a nosso favor (Foto: Reprodução)

A ansiedade é um sentimento familiar para a maioria de nós, e tentar ignorar ou reprimir esses pensamentos ansiosos pode fazer mais mal do que bem. Às vezes, pode ser útil abraçar a ansiedade pelo que ela está tentando lhe dizer e aproveitar seus poderes motivacionais.

ANÚNCIO

“Em pequenas doses, a ansiedade pode realmente nos tornar mais criativos. Ela aumenta nossa motivação”, disse a psiquiatra Dra. Sue Varma ao TODAY (em inglês). “Isso nos permite basicamente mobilizar nossos recursos que dizem: ‘Preciso resolver esse problema, quem pode me ajudar?’”

Ansiedade produtiva versus improdutiva

O primeiro truque é reconhecer quando sua ansiedade é produtiva e quando não é. “A ansiedade útil nos impulsiona para a frente; é o que chamamos de produtivo”, disse Varma. “A ansiedade inutilizável é chamada de improdutiva porque mantém suas rodas girando, mas não há movimento, não há aceleração.”

Varma explica que normalmente, você terá pensamentos ansiosos mais produtivos em torno de coisas sobre as quais pode realmente ter algum controle. Já a preocupação improdutiva, que também pode levar à ruminação e sintomas físicos (coração acelerado, dificuldade para dormir, dificuldade de concentração), tende a surgir em torno de elementos de nossas vidas sobre os quais não temos tanto controle.

· · ·

Se você está gostando deste texto, é provável que também se interesse por:Esses alimentos podem piorar a depressão, segundo pesquisa

· · ·

ANÚNCIO

Como fazer os pensamentos ansiosos trabalharem para você

Se você achar que sua ansiedade está afetando severamente sua vida, incluindo seu trabalho, sono ou relacionamentos, é um sinal de que você pode tentar iniciar uma terapia. Mas ainda existem ferramentas que todos podem usar para ajudar a fazer as pazes com sua ansiedade – e usá-las a seu favor.

Experimente um diário de preocupações. “Passe 10 minutos por dia se preocupando com tudo o que puder e coloque no papel”, disse Varma. Quando você fizer isso, provavelmente verá que a grande maioria das coisas com as quais você está preocupado não acontece.

Faça uma lista de ações. Este é o seu plano para lidar com as ansiedades sobre as quais você tem algum controle. “Quem devo contatar? Quem vai me ajudar? Quais são todas as possibilidades?” disse Varma.

A partir daí, escolha as pessoas que podem ajudá-lo a realizar suas tarefas e tome uma decisão sobre como proceder dentro de um período finito de tempo, ela recomendou. “E então é isso - você toma uma decisão e não há remorso do comprador.”

Mantenha um diário de pensamento. Um diário de pensamento é um lugar para guardar os pensamentos negativos e as preocupações que continuam voltando. Use este espaço para anotar essas possibilidades catastróficas e de pior caso, disse Varma, mas também pense nos melhores cenários e no que é realmente mais provável de acontecer. Pensar nessas outras possibilidades pode ajudá-lo a sair dos ciclos de pensamentos negativos.

Observe e evite evitar. “A primeira coisa que as pessoas fazem quando sentem ansiedade é fugir. Elas evitam pessoas, lugares e coisas (que as deixam ansiosas) como uma praga”, disse Varma. Mas, geralmente, evitar o que você está ansioso não faz com que a ansiedade desapareça. “Então eu quero que você se incline um pouco de cada vez, sinta o medo, como eles dizem, e faça isso de qualquer maneira”, disse ela.

Aceite quando você não tem controle. Em muitas situações que provocam ansiedade, existem etapas produtivas que você pode tomar para ajudar a resolver o problema e aliviar um pouco dessa ansiedade. Mas em situações em que você fez tudo o que podia ou simplesmente não tem controle algum, disse Varma, é hora de reconhecer que “não é um problema a ser resolvido. É uma verdade a ser aceita”.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias