Você, com certeza, já ouviu falar muito por aí que usar meias durante o sexo pode ser bastante desanimador, feio e ou até brega. Mas a verdade é que o uso dos acessórios pode até te ajudar a chegar ao orgasmo mais rápido.
ANÚNCIO
E um vídeo no TikTok pode finalmente explicar por que alguns homens mantêm suas meias durante o sexo.
O vídeo em questão – de uma conta de aconselhamento de relacionamento chamada Fizz Lemon – dura 10 segundos e mostra uma mulher em um maiô vermelho correndo para o oceano com um texto que diz “Fato sexual: um homem tem 80% mais chances de ter um orgasmo se… ele estiver usando meias.”
No entanto, a literatura sobre isso não é tão clara, como pode ser explicado nessa matéria publicada pelo site Inverse (em inglês).
· · ·
Se você está gostando deste texto, é provável que também se interesse por: “Pesquisas sugerem que adultos e adolescentes estão fazendo menos sexo agora do que há 30 anos”
· · ·
ANÚNCIO
A ciência das meias e dos orgasmos
A teoria de que as meias podem ajudar homens (e mulheres) a atingir o orgasmo começa com um estudo de 2015 do neurocientista - às vezes controverso - Gert Holstege. Enquanto trabalhava na Universidade de Groningen, na Holanda, Holstege usou um scanner de tomografia por emissão de pósitrons (PET) para observar a atividade cerebral durante a estimulação sexual.
“O ponto era que, quando o voluntário está no scanner, ele ou ela precisa estar confortável, eles precisam se sentir bem”, disse Holstege à Rádio ABC da Austrália na época. “E uma das coisas que ficaram claras e que às vezes eles não gostavam, é que eles estavam com os pés frios.”
“Eles não estavam completamente nus, mas no começo, eles sempre tiraram os sapatos e as meias”, acrescentou sobre por que os cientistas adicionaram meias à mistura.
Nos resultados iniciais, compartilhados por Holstege na Conferência da Sociedade Europeia de Reprodução Humana e Embriologia em 2005, Holstege e sua equipe de pesquisadores descobriram que 80% dos casais eram capazes de estimular fisicamente um ao outro ao orgasmo depois de colocar meias, enquanto apenas 50% tinha sido capaz de fazê-lo antes, de acordo com a reportagem da BBC sobre a apresentação de Holstege.
A Inverse tentou entrar em contato com Holstege em várias ocasiões, mas não recebeu uma resposta, incluindo seu e-mail pessoal e por meio de seu ex-empregador na Universidade de Groningen. No entanto, o Dr. Jess O’Reilly, especialista em sexo e relacionamentos de Toronto, aponta uma falha em sua pesquisa.
“Houve um estudo em pequena escala analisando 13 casais heterossexuais”, diz O’Reilly. “Eles estavam analisando quais áreas foram ativadas durante os estágios da resposta sexual, bem como se os orgasmos poderiam ou não ser facilmente falsificados, e se depararam com a observação dos ‘pés quentes’”.
E, claro, 26 casais holandeses heterossexuais não são necessariamente representativos do alcance da sexualidade humana, e 50% de homens e mulheres conseguiram atingir o orgasmo sem meias no laboratório.
“Eu seria cauteloso em aceitar o estudo das meias como cânone, já que o tamanho da amostra era muito pequeno e limitado”, disse a terapeuta sexual, Dra. Donna Oriowo, à Inverse. “Estudos replicando isso precisariam ser conduzidos para fazer as inferências que estamos fazendo atualmente.”
O caso das meias
E, no entanto, apesar do fato de que os resultados das meias de Holstege ainda não foram replicados cientificamente, ele pode ter descoberto algo.
“Os pesquisadores do primeiro estudo sugeriram que as meias podem estar ligadas ao conforto – e o conforto pode estar ligado ao orgasmo”, diz o especialista em relacionamentos O’Reilly. “Se você está distraído por pés frios (ou qualquer outra coisa como um quarto bagunçado ou crianças no quarto ao lado), isso pode interferir na resposta sexual.”
A Cleveland Clinic sugere que o uso de meias, em particular, pode aumentar o nível de conforto de uma pessoa. Principalmente, dizem os médicos, as meias podem ajudar na vasodilatação distal dos pés e causar uma diminuição na temperatura corporal central, o que pode ser calmante e relaxante. E, estudos científicos ou não, alguns homens juram absolutamente por isso.
O escritor-comediante (e recém-casado) Brandon Borror-Chappell opinou sobre seu amor por meias durante o sexo para Cosmopolitan em 2019
“Quando meus pés estão sendo abraçados pelo algodão, eles estão quentes, protegidos de farpas [nota do editor: ?!] e felizes em me impulsionar para o que for necessário naquele dia”, escreveu ele. “De vez em quando, o que precisa ser feito é minha noiva.
Sua fonte urologista sugeriu que, de fato, seja uma torção ou um fator de conforto, se isso o ajudou, não havia razão para parar.
“Se você acha mais fácil ter orgasmos quando está usando meias, apenas use.”
Cindy Luquin, uma educadora sexual de Washington D.C., concorda.
“O corpo de cada pessoa é único, portanto, a comunicação e a prática são fundamentais para alcançar melhores orgasmos”, diz ela à Inverse. “Divirta-se conhecendo seu corpo e explorando-o, seja participando de sexo solo ou em parceria.”
O mesmo acontece com o especialista em relacionamentos, O’Reilly.
“Sua própria experiência é válida!” ela diz. “Se você acha mais fácil ter um orgasmo usando meias, faça isso.”
“Só temos que lembrar que nenhuma descoberta relacionado à resposta sexual humana pode ser generalizado para toda a população, pois somos todos tão diferentes”, acrescenta O’Reilly. “E cada experiência sexual é diferente.”
Mas se você ou seu parceiro está tendo problemas para atingir o orgasmo, conversamos com alguns especialistas para explorar outras maneiras cientificamente comprovadas de chegar lá.
Como atingir o orgasmo, com ou sem meias
A Dra. Donna Oriowo, terapeuta sexual da AnnodRight, LLC, recomenda que homens e mulheres experimentem cronometrar seus orgasmos e exercitar os músculos envolvidos.
“Ao chegar ao limite do orgasmo, mas permitindo que ele recue, você pode aumentar a intensidade da experiência”, diz ela ao Inverse.
“Outra maneira é fazendo exercícios de kegel”, ela Oriowo, referindo-se aos exercícios de fortalecimento do assoalho pélvico desenvolvidos e batizados em homenagem ao Dr. Arnold Kegel. (Embora Kegel fosse ginecologista e os Kegels estejam mais fortemente associados à saúde sexual das mulheres, os homens podem fazer os mesmos exercícios e obter benefícios semelhantes. “Eles ajudam o assoalho pélvico a ficar mais forte, o que pode ajudar nas contrações orgásticas que acontecem durante o orgasmo”.
E ela tem um último conselho: “Aprenda a relaxar em seu orgasmo em vez de ficar tenso e cortar o fluxo total”.
A Dra. Jennifer Litner, terapeuta sexual certificada e educadora de sexualidade humana na Embrace Sexual Wellness, disse à Inverse que “há alguns dados sugerindo que o exercício pode melhorar a sexualidade e a qualidade de vida geral, incluindo o funcionamento sexual e o orgasmo. Técnicas de concentração e atenção plena também foram identificadas como úteis para experimentar melhores orgasmos. "
Ou, especialmente se seus pés estiverem frios, tente usar meias. Uma coisa que os médicos parecem concordar é que, desde que eles não incomodem ou distraiam seu parceiro, isso é relativamente inofensivo e, se melhorar sua vida sexual, não há uma boa razão para parar.
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.