O que significa ser assexual? Embora o termo tenha sido cunhado pela primeira vez no final de 1800, segundo texto publicado no site Good To Know (em inglês), a definição de assexualidade só foi inserida no dicionário em 2017.
ANÚNCIO
Longe de ser uma “coisa nova”, essa assexualidade existe desde que os primeiros humanos nasceram ao lado de todas as outras preferências sexuais. Nos últimos anos, porém, uma melhor representação de pessoas LGBTQ+ na mídia, desde ‘Sex Education’ da Netflix até celebridades da vida real, significa que nossa compreensão dessa identidade única cresceu momentaneamente.
Então, se você já ouviu a palavra e não sabe o que significa, ou está se perguntando como conversar com seu filho sobre sexo, é isso que os especialistas e aqueles que se identificam como assexual querem que você saiba.
O que significa assexual?
Uma pessoa assexual é alguém que não sente atração sexual de forma alguma, explica a Rede de Educação e Visibilidade Assexual (AVEN). “Ao contrário do celibato, que é uma escolha de se abster da atividade sexual”, dizem eles, “a assexualidade é uma parte intrínseca de quem somos, assim como outras orientações sexuais”.
É importante ressaltar que é um termo abrangente que significa que as pessoas que se identificam como assexuais podem não se identificar com a definição acima. Por exemplo, incluídos no guarda-chuva da assexualidade estão as pessoas demissexuais. Aqueles que se identificam com a demissexualidade apenas tendem a experimentar sentimentos sexuais ou românticos por aqueles com quem têm um vínculo emocional próximo.
Também não é definitivo. Assim como uma pessoa que se identifica como lésbica também pode ser assexual, ou seja, sente atração romântica exclusivamente por mulheres, a identidade de cada pessoa é individual e a assexualidade significa coisas diferentes para pessoas diferentes.
E, na verdade, existem mais pessoas assexuais no mundo do que você imagina, dada a representação predominantemente focada no sexo dos relacionamentos na mídia. Embora as estimativas sejam limitadas devido à pesquisa e os números variem de acordo com a população, o valor amplamente aceito é de 1% ou cerca de 79 milhões de pessoas em todo o mundo que são assexuados.
ANÚNCIO
· · ·
Se você está gostando deste texto, é provável que também se interesse por: “Seis em cada 10 mulheres preferem ‘tempo para si’ a fazer sexo, diz estudo”
· · ·
Como é a bandeira assexual?
A bandeira assexual é composta por quatro linhas horizontais coloridas. As cores são preto na linha superior, cinza e branco no meio e roxo na parte inferior.
Desenhada por um membro do fórum da AVEN, conhecido apenas como “standup”, a bandeira é a representação oficial da comunidade assexual nos eventos de Orgulho LGBT desde 2010.
As cores preto, cinza, branco e roxo foram escolhidas devido ao seu vínculo com a organização. Mas o que significam as cores da bandeira assexual?
Preto: Assexualidade
Cinza: demisexualidade
Branco: Parceiros e aliados não assexuais
Roxo: Comunidade
O que é heteromanticismo assexual?
Pessoas assexuais também podem ser heteromânticas, o que significa que eles não querem um relacionamento sexual com alguém, mas podem querer um relacionamento romântico com um parceiro do sexo oposto.
Um estudo de Brock University, realizado em 2004, descobriu que, na verdade, de 195 pessoas auto identificadas como assexuais no Reino Unido, 44% estavam atualmente em um relacionamento de longo prazo ou já estiveram anteriormente.
É uma estatística que pode surpreender alguns. Mas não deveria ser, diz a especialista em comunicações da The Proud Trust, Molly Houghton. “Tudo se resume a dividir sua atração romântica e sexual em duas coisas diferentes. Eles muitas vezes não são completamente sinônimos um do outro”, diz ela. “Você não está destinado a ficar ‘sozinho para sempre’ como a mídia costuma mostrar apenas porque você pode não sentir atração sexual.
”Você pode ter um relacionamento tão saudável, gratificante e gratificante com qualquer pessoa que ache romanticamente atraente quanto qualquer outra pessoa.”
Esse relacionamento pode funcionar de forma diferente daqueles que seus amigos têm ou os que você vê na televisão. Mas “isso aconteceria independentemente da sexualidade também”, já que cada relacionamento é único, diz ela.
Aqueles que não sentem desejo sexual ou atração romântica podem se referir a si mesmos como assexuais e aromânticos. No entanto, os rótulos e se alguém os usa depende totalmente do indivíduo.
O que é biromantismo assexual?
De maneira semelhante, as pessoas podem ser assexuadas e biromânticas. Isso significa que não quer fazer sexo com ninguém, independente de gênero. Mas eles podem querer um relacionamento com alguém que se identifica como seu gênero ou gênero oposto.
Pessoas biromânticas podem ter uma preferência de gênero, explica Molly, “mas acham atraentes pessoas de gêneros diferentes. A palavra bissexualidade também é frequentemente útil como um termo genérico para pessoas que acham atraentes vários gêneros”.
É saudável ser assexual?
Sim, é completamente biologicamente saudável ser assexual. A assexualidade saudável não é sentida como um problema, perda ou distúrbio, um estudo inovador de 2016 do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da Universidade de British Columbia confirma isso. Eles dizem que “não há evidências que sugiram que a assexualidade seja um transtorno psiquiátrico, disfunção sexual ou parafilia”.
Algumas pessoas podem acreditar que isso se deve à falta de representação assexual positiva na mídia até recentemente. ”Acho que é uma grande questão para todos”, confirma Molly. “A mídia e a mídia LGBT especificamente podem ser muito sexualizadas. Acho que as pessoas percebem isso de tal forma que muitas vezes não veem uma grande representação assexual”.
“Uma representação mais diversificada está surgindo lentamente. “Acho que um programa que fez isso muito bem é Sex Education”, acrescenta ela. “Eles incluíram um personagem assexual em um programa que é sobre sexualidade quando jovem. E eles discutem muito bem. É absolutamente saudável e faz parte da comunidade LGBT como você realmente quer.”
Como posso saber se sou assexual?
“Descobrir se você é assexual ou qualquer tipo de orientação sexual que não seja hetero pode não ser totalmente simples. Você também pode mudar de ideia ao longo do tempo. Mas também não é uma jornada que você precisa apressar”, diz Molly.
”Acho que a assexualidade é muito interessante, pois é um amplo espectro”, explica ela. “Seja pessoas que têm pouca ou nenhuma atração sexual ou aquelas que se identificam como demissexual, por exemplo, que é onde elas precisam ter um forte vínculo com alguém para um relacionamento ou atividade sexual”.
Se você está se perguntando se pode ser assexual, pense consigo mesmo:
- Isso é algo que eu sinto?
- É algo que não sinto agora?
- Ou é algo que eu nunca consigo me ver sentindo?
Mas essas também são perguntas para as quais você pode não ter respostas imediatas. “Trata-se de reconhecer que é algo que você pode sentir. Mas também que o sentimento pode mudar, dependendo de como e quando você cresce.”
· · ·
Aviso
Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.