Um estudo publicado na revista Pediatrics observou se uma conexão familiar mais forte estaria associada a um melhor desenvolvimento dos adolescentes. Por isso, entre 2016 e 2019, os pesquisadores entrevistaram mais de 37 mil jovens entre 11 e 13 anos de 26 países.
O conceito de “conexão familiar” foi baseado em uma pontuação média de cinco itens que envolviam cuidado, apoio, segurança, respeito e participação. Já o “desenvolvimento” foi baseado em uma pontuação média de seis itens, que englobavam autoaceitação, propósito na vida, relações positivas com os outros, crescimento pessoal, domínio ambiental e autonomia.
· · ·
Se você está gostando deste texto, é provável que também se interesse por: “Estigma do peso: ele é tão prejudicial quanto a própria obesidade? Estudo responde”
· · ·
Os resultados da pesquisa mostraram que, entre os adolescentes, uma melhor conexão familiar estava associada a um desenvolvimento mais saudável. Isto é, o resultado da pesquisa sugere que a qualidade dos relacionamentos dentro de uma família contribui para o “desabrochar” da criança como indivíduo.
“Os pesquisadores constataram que as pontuações altas para as afirmações sobre vínculo familiar estavam alinhadas com as pontuações altas para as afirmações sobre florescimento, o que mostra que os jovens sentem que, quando são apoiados, respeitados e cuidados em casa, têm esses mesmos sentimentos por si mesmos”, resume o portal Dr. Axe.
· · ·
Aviso
Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.