Sexualidade

O que você deveria saber sobre ter vários parceiros sexuais, de acordo com este estudo

Trazemos aqui alguns benefícios, riscos e estatísticas

Ter vários parceiros sexuais pode trazer benefícios, mas também riscos a sua saúde, segundo pesquisa (Foto: Reprodução)

Ter vários parceiros sexuais pode significar que uma pessoa tem mais de um parceiro sexual durante um certo período de tempo ou até mesmo ter vários parceiros durante o mesmo período de tempo.

ANÚNCIO

Um estudo de 2018 define ter vários parceiros sexuais como “ter mais de um parceiro sexual durante um período de tempo”.

Isso pode significar ter um parceiro sexual, depois outro. Ou pode significar ter mais de um parceiro sexual no mesmo período de tempo.

Este artigo analisa o número médio de parceiros sexuais que as pessoas podem ter. Também explora alguns possíveis benefícios e riscos de ter múltiplos parceiros sexuais.

Qual é o número médio de parceiros sexuais?

A Pesquisa Nacional de Crescimento Familiar, dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) (em inglês) nos Estados Unidos, fornece estatísticas de 2015 a 2019 para pessoas que fizeram sexo vaginal, oral ou anal com um ou mais parceiros diferentes.

De acordo com o estudo, o número médio de parceiros sexuais foi de 4,3 para mulheres e 6,3 para homens.

· · ·

ANÚNCIO

Se você está gostando deste texto, é provável que também se interesse por:Homens que posam sem camisa no Tinder são vistos como menos competentes, de acordo com pesquisa

· · ·

Ele também fornece as seguintes estatísticas:

O que você deveria saber sobre ter vários parceiros sexuais (Foto: Reprodução)

Já uma pesquisa on-line (em inglês) de 2021 com 1.987 adultos de 18 a 70 anos analisou padrões de comportamento sexual em várias idades, etnias, sexualidades e níveis de renda.

Em todos os participantes, o número médio de parceiros sexuais ao longo da vida foi:

  • 8,5 para sexo oral
  • 11.4 para sexo vaginal
  • 2.1 para sexo anal

Os pesquisadores observaram ainda que:

  • 2,4% dos participantes relataram ter tido mais de 50 parceiros de sexo oral
  • 3,9% relataram ter tido mais de 50 parceiros sexuais vaginais
  • 3,6% relataram ter tido mais de 15 parceiros de sexo anal

O número de parceiros sexuais aumentou ao longo da vida com a idade, depois diminuiu após os 60 anos para os homens e após os 40 para as mulheres.

É bom ter vários parceiros sexuais?

Não há problema em ter vários parceiros sexuais. A Organização Mundial da Saúde (OMS) define saúde sexual como:

  • um estado de bem-estar físico, emocional, mental e social em relação à sexualidade
  • uma abordagem positiva e respeitosa das relações sexuais e da sexualidade
  • ter a possibilidade de experiências sexuais seguras e prazerosas
  • respeito, proteção e cumprimento dos direitos sexuais de todas as pessoas envolvidas

A Associação Americana de Saúde Sexual (ASHA) afirma que, desde que haja consentimento e nenhum perigo para qualquer pessoa envolvida, não há maneira certa ou errada de obter prazer sexual. Isso pode envolver ter vários parceiros sexuais.

A ASHA acrescenta que os fatores importantes para uma vida sexual satisfatória são a compreensão do indivíduo sobre suas próprias necessidades e responsabilidades sexuais e o reconhecimento das necessidades e responsabilidades de seu(s) parceiro(s).

Benefícios

Conforme a pesquisa de 2021 relata, a atividade sexual pode ter os seguintes benefícios:

  • Melhora do sono: Pesquisa de 2019 (em inglês) descobriu que os orgasmos ajudam a melhorar o sono. Orgasmos com parceiro tiveram associação com a percepção de melhores resultados de sono, e orgasmo via masturbação também teve associação com melhor qualidade de sono.
  • Melhoria da função imunológica: Pesquisas mais antigas de 2004 (em inglês) descobriram que pessoas que tinham relações sexuais uma ou duas vezes por semana tinham níveis mais altos de IgA, um anticorpo que combate patógenos.
  • Liberação de ocitocina: esse hormônio pode impactar positivamente o estresse, a ansiedade e a forma como as pessoas processam experiências negativas.
  • Redução do cortisol: Este hormônio está ligado ao estresse, e níveis elevados podem ter um efeito negativo na saúde física e psicológica. Pesquisas de 2019 (em inglês) descobriram que a excitação sexual pode causar um declínio no cortisol.
  • Melhoria da saúde física: A atividade sexual conta como exercício físico, que pode beneficiar a saúde cardiovascular e cerebrovascular. Pesquisa de 2013 (em inglês) descobriu que atividade sexual de intensidade moderada pode contar como exercício significativo.
  • Maior longevidade para os homens: Pesquisa de 2010 (em inglês) descobriu que, para os homens, a atividade sexual, o interesse pelo sexo e a qualidade da vida sexual de uma pessoa têm associações positivas com uma expectativa de vida mais longa. Além disso, a atividade sexual teve associação com menor risco de morte por câncer e outras causas.

Além disso, as relações sexuais podem afetar positivamente a satisfação geral com a vida e a felicidade. Níveis mais baixos de atividade sexual podem estar relacionados ao aumento das taxas de mortalidade e taxas autorrelatadas de problemas de saúde.

Ter vários parceiros pode:

  • fornecer satisfação sexual, variedade e prazer de fonte confiável
  • aumentar a liberação de endorfinas, que ajudam a combater as células cancerígenas e infecções
  • reduz a probabilidade de baixos níveis de interesse sexual

Riscos

O Estudo Longitudinal de Idade (em inglês) descobriu que o número de parceiros sexuais pode aumentar o risco de contrair infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Estes podem levar a riscos para a saúde, inclusive na vida adulta.

Os pesquisadores descobriram que ter 10 ou mais parceiros sexuais ao longo da vida aumentou o risco de um diagnóstico de câncer, em comparação com ter um parceiro sexual ou nenhum.

As hepatites B e C, por exemplo, podem aumentar o risco de desenvolver doenças hepáticas. E o papilomavírus humano, mais conhecido como HPV, pode aumentar o risco de desenvolver:

  • câncer de colo do útero
  • câncer de boca
  • câncer anal
  • câncer de pênis
  • câncer de próstata

No entanto, um estudo mais antigo de 2014 descobriu que homens que tinham mais de 20 parceiras sexuais femininas tinham um risco reduzido de câncer de próstata.

O estudo também descobriu que homens com mais de 20 parceiros sexuais masculinos podem ter um risco aumentado de câncer de próstata.

Ter vários parceiros também pode aumentar o risco de transmissão do HIV.

Impacto psicológico

Um estudo de 2018 (em inglês) analisou a ligação entre depressão, uso de substâncias e o número de parceiros sexuais de uma pessoa.

O estudo incluiu 199 mulheres norte americanas e indígenas com idades entre 13 e 17 anos dos Territórios do Noroeste, no Canadá.

O estudo não encontrou ligação direta entre a depressão e se os participantes tinham múltiplos parceiros sexuais. A depressão afetou diretamente o uso de substâncias, e o uso de substâncias teve um efeito sobre o número de parceiros sexuais de uma pessoa.

Um estudo mais antigo (em inglês) também de 2013 encontrou uma ligação entre o uso de substâncias e ter vários parceiros, mas não encontrou ligação entre ansiedade ou depressão e ter vários parceiros.

A atividade sexual pode ajudar a reduzir o estresse, aumentar os níveis de felicidade e promover um sono melhor.

Impacto físico

Pesquisas descobriram que o aumento da frequência de relações sexuais está relacionado a um menor risco de problemas cardíacos fatais, câncer de próstata e câncer de mama.

Entre os 1.158 participantes do sexo feminino e 1.046 do sexo masculino, com idade entre 57 e 85 anos e residentes nos EUA, a frequência e a qualidade do sexo tiveram efeitos protetores contra problemas cardiovasculares na vida adulta.

A atividade sexual libera endorfinas, que os pesquisadores associaram ao aumento dos níveis de atividade das células natural killer. Esta atividade envolve ajudar a combater as células cancerosas e infecções.

De acordo com um estudo de 2018, o momento das parcerias pode estar relacionado a uma maior probabilidade de contratação de uma DST.

Se as pessoas tiverem mais de um parceiro sexual em um determinado período, pode aumentar o risco de exposição a ISTs ou transmissão dessas infecções.

O estudo encontrou uma redução significativa na probabilidade de diagnóstico de DST quando havia uma lacuna entre os parceiros sexuais. Para as mulheres, um intervalo de 4 meses ou mais, e para os homens, um intervalo de 6 meses ou mais, reduziu o risco de diagnóstico de IST.

Pessoas com múltiplos parceiros sexuais também podem ter um risco maior de exposição ou transmissão do HIV.

Impacto emocional

A Pesquisa Nacional Britânica de Atitudes Sexuais e Estilos de Vida de 2017 analisou os fatores que afetam a falta de interesse em sexo entre 6.669 mulheres e 4.839 homens com idades entre 16 e 74 anos. Os participantes relataram ter tido um ou mais parceiros sexuais do mesmo ou de outro sexo no último ano.

A pesquisa descobriu que as mulheres com três ou mais parceiros sexuais no último ano eram menos propensas a relatar baixos níveis de interesse sexual do que as mulheres com um parceiro nesse período.

A pesquisa não encontrou nenhuma ligação entre o número de parceiros sexuais e o baixo interesse sexual em homens.

Para algumas pessoas, o sexo pode parecer uma Fonte Confiável impessoal com vários parceiros, e isso pode ter um impacto emocional negativo. Romper relacionamentos de curto prazo também pode ter um custo emocional.

Precauções

Algumas estratégias para sexo seguro com múltiplos parceiros sexuais incluem:

  • usar um preservativo ou uma barragem dental toda vez
  • testes regulares de IST
  • usar preservativos em brinquedos sexuais e lavar os brinquedos antes e depois de cada uso
  • evitar o uso excessivo de álcool e drogas, pois isso pode aumentar o risco

De acordo com a ASHA, uma pessoa sexualmente não monogâmica e que usa métodos de barreira de forma regular e correta tem menos probabilidade de contrair uma IST do que uma pessoa que é mutuamente monogâmica em série e não usa métodos de barreira ou tem um parceiro com uma IST desconhecida status.

Resumo

Uma pessoa tem múltiplos parceiros sexuais se faz sexo com uma pessoa e depois com outra. Uma pessoa também tem vários parceiros sexuais se tiver mais de um parceiro durante o mesmo período de tempo.

Não há nada de errado em ter vários parceiros sexuais, desde que todos os envolvidos consintam e estejam livres de danos.

Pode haver benefícios e riscos em ter mais de um parceiro. Para praticar sexo seguro, certifique-se de usar métodos de barreira e fazer testes regulares de DST.

· · ·

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias