Os cranberries — também conhecidos como arandos, airelas ou oxicocos — têm um efeito positivo na saúde. Recentemente, foi revelado que a fruta pode beneficiar a função cerebral. Um estudo (em inglês) de 12 semanas publicado na Frontiers in Nutrition avaliou o impacto dos cranberries na função cognitiva e no funcionamento neural em adultos mais velhos.
ANÚNCIO
Os resultados do estudo
Sessenta adultos entre 50 e 80 anos consumiram o equivalente a uma xícara pequena de cranberries diariamente por 12 semanas. Após o período de teste, os pesquisadores observaram melhorias na memória visual e no funcionamento neural nos participantes em comparação a quem ingeriu um placebo. Além disso, os cientistas identificaram uma diminuição significativa no colesterol LDL (o “colesterol ruim”) durante o experimento.
· · ·
Se você está gostando deste texto, é provável que também se interesse por: “Como a medicina natural usa a amora para promover o bem-estar?”
· · ·
A dosagem usada no teste foi de aproximadamente 100 gramas de cranberries frescos — o equivalente a uma xícara. Já as alterações cognitivas dos participantes foram avaliadas por meio de um questionário que incluía as seguintes variáveis:
- atenção
- fluência
- funções visuoespaciais.
- linguagem
- memória
- orientação
Outros testes mediram funções executivas, memória de curto prazo e orientação espacial.
ANÚNCIO
· · ·
Aviso
Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.