Criar filhos não é uma tarefa fácil. O caminho pode trazer dificuldades e inseguranças, mas o ponto principal é querê-los saudáveis e felizes. Uma criação baseada em amor, diálogo e liberdade podem ser o ponta pé inicial para que as crianças se sintam mais confiantes e realizadas.
ANÚNCIO
Como resultado, é possível observar a maneira que elas vão lidar com a vida e com as pessoas ao seu redor. Valorizando pequenos gestos e apreciando os detalhes.
A autora e palestrante, Maureen Healy pontuou algumas dicas para fortalecer a felicidade das crianças, no portal Psychology Today (texto em ingles). Confira:
1. Ajudando os outros
Já notou que quando colocamos o foco em ajudar as pessoas, mais ‘mágica’ acontece e nos sentimos mais felizes? O mesmo vale para as crianças. Orientá-las a ajudar os outros, compartilhar seus brinquedos e se voluntariarem na medida que forem amadurecendo, são algumas formas de vê-las desenvolvendo felicidade.
2. Usando os desafios como oportunidades
É importante orientar as crianças para que elas vejam alguns desafios como aprendizagem e uma oportunidade para se dirigirem a um sentimento melhor.
3. Acalmando a mente
Acalme seu filho. Mostre a ele que se acalmar pode significar evitar fazer escolhas não tão inteligentes. Aqui estão algumas estratégias:
- Técnicas de respiração;
ANÚNCIO
- Mindfulness ou de forma traduzida, atenção plena. Que consiste na prática de estar presente em um momento da maneira mais consciente possível, focando a atenção em cada movimento, situação, respiração.
- Exercícios
O intuito dessas estratégias é fazer com que as crianças desacelerem, se tranquilizem e façam melhor suas escolhas, mesmo diante de circunstâncias complicadas.
Portanto, segundo Healy “Tornar-se mais feliz é uma habilidade para as crianças aprenderem – assim como ler, contar e fazer seu próprio sanduíche de manteiga de amendoim e geleia. O objetivo é se divertir com isso”.
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.