Os períodos menstruais mexem e muito com os nossos hormônios, fazendo com que a gente sinta uma necessidade repentina e muito real de comer chocolate tanto na semana anterior quanto na semana durante a menstruação. Isso é porque o chocolate acaba sendo uma das comidas mais reconfortantes e nunca nos decepciona, carregando até um fato científico por trás disso.
ANÚNCIO
Leia também:
Ter uma luz na hora de dormir traz vários problemas de saúde
“No início do período, os níveis de progesterona e estrogênio caem, o que pode aumentar os níveis de fome”, diz Reema Patel, da Dietitian Fit and Co. Além disso, ainda existe uma teoria de que para aumentar a serotonina, comemos alimentos que nos deixam bem, como o chocolate.
Ela acrescenta: “O desejo por chocolate em nossa época do mês pode ser devido a um comportamento aprendido. Prevemos querer algo doce nessa época, pois é o que estamos acostumados. Quando comemos chocolate, apreciamos o sabor e a textura dele na boca – a combinação de gorduras e açúcares torna o sabor bom e agradável. Este é um mecanismo de recompensa positivo, que leva à liberação de dopamina (um hormônio de recompensa). No entanto, não há pesquisas que indiquem que os hormônios possam causar desejos de chocolate diretamente .”
Além disso, como o chocolate é antioxidante, ajuda a reduzir o inchaço e aumenta a função cerebral, coisas que nosso corpo pode desejar durante a menstruação. Como é rico em magnésio, ajuda também a induzir o sono e nos fazer sentir mais calmas, relaxadas e auxilia até nas contrações musculares, aliviando as cólicas.
Fora o chocolate, pode ser uma boa ideia adicionar alguns itens durante o período menstrual na nossa alimentação, como vegetais de folhas verdes, carnes, proteína de soja, sementes, feijões secos, grãos integrais, gérmen de trigo e aveia, além de suplementar a vitamina D. Comer porções menores durante esse momento pode ser melhor, trazendo mais frequência para ajudar na digestão.
ANÚNCIO
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.