Se desculpar com alguém parece um gesto simples, mas não é uma tarefa fácil. Significa que você reconhece que errou, se arrependeu e deseja consertar. Contudo, admitir uma falha é um exercício complicado. Muitas pessoas não possuem essa facilidade e acabam preferindo contornar a situação para si.
Agora, identificar um pedido de desculpas verdadeiro é importante. Os detalhes devem ser considerados. De acordo com o portal Rory Batchilder, é possível identificar pontos específicos, como:
- Uma declaração que vem seguida de um “mas”, invalida todo o pedido desculpas. Exemplo: Sinto muito, mas...
- Da mesma que o “se”, sugere que sua mágoa pode não ter acontecido. Ex: Sinto muito se...
- Frases vagas que não assumem responsabilidades pessoais. Ex: Pelo que aconteceu...
- A voz passiva também está se contorcendo fora da responsabilidade. Ex: Pelo que aconteceu...
- Muitas palavras, explicações e justificativas.
Um pedido de desculpas, por vezes, pode não ser é o suficiente para reconstruir a confiança em alguém. Exceto se não é sua intenção reestabelecer a relação com essa pessoa. Neste caso, aceitar o pedido e seguir em frente é o melhor caminho.
Porém, se é alguém que você quer reatar um relacionamento, precisa determinar se é ou não apenas uma tentativa de manipular os seus sentimentos. Conforme o portal, um bom pedido de desculpas pode ser dividido em 4 passos. São eles:
1º Passo
Não é sobre a pessoa. Se ela não estiver interessada ou disposta a te ouvir, é neste momento que a superficialidade de seu arrependimento é descoberta. Porém, se ela se envolver em uma tentativa verdadeira de entender, esse é o caminho ideal.
2º Passo
Realizar um pedido de desculpas responsável e empático é fundamental. E isso se torna mais convincente se o primeiro passo já ocorreu.
3º Passo
Esse passo requer que a pessoa corrija a mágoa fazendo uma restituição. Muitas vezes, o entendimento do que precisa ser feito é em colaboração com você. Fazer o certo exige que uma pessoa substitua palavras e propósitos, por atitudes.
4º Passo
Para que você confie na pessoa novamente, ela precisa mudar suas atitudes e não repetir sua falha inicial. O pedido de desculpas é fácil, mas nem sempre o suficiente. Levará um tempo para você ver se a mudança realmente aconteceu, mas um plano convencedor te ajudará a se manter motivado para isso.
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.